
A Faria Lima é caso de polícia. Em meio à volatilidade do mercado financeiro, com o dólar atingindo a máxima de R$ 6,20 e o Banco Central realizando intervenções para conter a disparada da moeda, um perfil falso na rede social “X”, que contava com cerca de 3500 seguidores, postou notícias falsas utilizando o nome de Gabriel Galípolo, próximo presidente da autarquia.
O perfil, conhecido como insiderscapital, que já foi deletado, atribuía ao atual diretor de política monetária declarações sobre uma nova moeda do Brics que supostamente protegeria o mercado da influência do dólar.
Além disso, o perfil afirmava que Galípolo considerava a alta do dólar artificial e não via o cenário com preocupação, apontando como meta fazer a moeda americana retornar aos R$ 5,00 em 2025.

Essas postagens, que se diziam baseadas em uma “visão estratégica que transforma insights em ações”, foram amplamente replicadas na rede social, circulando em grupos de mercado financeiro e chegando ao conhecimento da diretoria do Banco Central.
Daniela Lima, jornalista da GloboNews, comentou o incidente, descrevendo a conta insiderscapital como um perfil que “se diz feito por brasileiros expatriados e sem censura”, e criticando sua natureza enganosa: “É fake news da grossa, replicada por operadores do mercado financeiro.”
É bandidagem contra os interesses nacionais. Estelionato. Até quando?
.@DanielaLima_ desmente postagens com fake news, que circulam nas redes sociais sobre o mercado financeiro. Os posts colocam falas mentirosas como ditas pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
➡ Assista à #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 #ConexãoGloboNews pic.twitter.com/Yxrp9WRbCl
— GloboNews (@GloboNews) December 17, 2024