Amazônia? Saiba o que Bolsonaro quer com Elon Musk, o homem mais rico do mundo

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, chega hoje (20) para um encontro em sigilo com o presidente Jair Bolsonaro, no interior de São Paulo. Será que as pautas dessa conversa serão apenas a Amazônia mesmo?

Atualizado em 20 de maio de 2022 às 12:47
Elon Musk e Jair Bolsonaro. Imagem: Reprodução.

O homem mais rico do mundo, Elon Musk, chega ao Brasil nesta sexta-feira (20) para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros do governo e 13 grandes empresários brasileiros. O encontro estava sendo mantido em sigilo no Hotel Fasano Boa Vista, no interior de São Paulo (SP), e a intenção do próprio Musk era de que a notícia só vazasse após a reunião ter sido realizada.

Inicialmente, o encontro seria para falar sobre os interesses do bilionário no desenvolvimento de internet banda larga em áreas rurais e também na Amazônia. Contudo, as primeiras negociações com a personalidade foram feitas pelo ministro das comunicações, Fabio Faria, em outubro do ano passado. Nelas, uma aprovação foi concedida pela Anatel em 28 de janeiro deste ano, em que a empresa de Musk, Starlink, passou a poder oferecer seus serviços de internet no Brasil. Todavia, o acordo foi marcado pela interferência do governo Bolsonaro na Anatel em prol da Starlink, só que a agência é autônoma e ”administrativamente independente” para decidir os próximos passos do processo. Mesmo assim, em nenhuma documentação esse fato foi informado e o próprio CEO da Starlink tentou interferir.

Segundo a especialista Renata Mielli para o portal Brasil de Fato: “Se o governo, através do Ministério das Comunicações, usou seu poder político para influenciar uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações e, por sua vez, se diretores dessa agência se curvaram aos interesses que motivaram as negociações de forma a ferir a impessoalidade e a autonomia decisória e técnica da Anatel, todo o processo de autorização e licenciamento para a operação da Starlink no Brasil deve ser revisto”.

Documentos também evidenciam reuniões fora da agenda oficial da união e o próprio ministro ”se convidando” para conhecer a sede da empresa fora do país.

Outros interesses além da Amazônia?

Ademais os supostos interesses pela Amazônia, uma das pautas na reunião de hoje provavelmente será a construção de uma fábrica da Tesla no Brasil, empresa automotiva que Elon Musk é dono. O projeto é uma demanda antiga do governo brasileiro e, segundo fontes da área econômica e do governo para o portal Metrópoles, a ideia é sugerir a construção da fábrica em Manaus, capital do Amazonas e lar da Zona Franca.

”Mito da Liberdade”

Dentre as inúmeras aquisições que o dinheiro do homem mais rico do mundo pode comprar, uma delas é a rede social Twitter. Após o anúncio de que o bilionário estava no processo de compra – agora temporariamente suspenso – da rede, o presidente do Brasil se pronunciou e afirmou que o anuncio foi como um ”sopro de esperança” e chamou o dono da Tesla de ”mito da liberdade”.

O possível dono do Twitter já sinalizou ”boa vontade” com líderes de direita, como o ex-presidente Donald Trump, e promete liberar a rede social sem filtros que ajudam no combate a fake news. Provavelmente, esse será mais um dos tópicos levantados por Jair Bolsonaro na reunião de hoje.

Quem são os empresários que estão no encontro?

De acordo com a coluna de Lauro Jardim do site O Globo, além de Bolsonaro, o magnata deve conhecer 13 grandes empresários no almoço que está previsto para acontecer no Hotel Fasano Boa Vista.

Eles são:

1. André Esteves – BTG Pactual
2. Alberto Leite – FS
3. Ricardo Faria – Granja Faria
4. Zeco Auriemo – Grupo JHSF
5. Flávio Rocha – Riachuelo
6. Carlos Sanchez – EMS
7. Rubens Ometto – Cosan
8. Rubens Menin – MTV e Inter
9. Carlos Fonseca – Galápagos
10. Rodrigo Abreu – Oi
11. José Félix – Claro
12. Pietro Labriola – TIM
13. Alberto Griselli – TIM Brasil

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link