“Ameaça à saúde pública”: Frente das Vacinas pede investigação contra Zema, Nikolas e Cleitinho

Atualizado em 6 de fevereiro de 2024 às 19:27
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Foto: Reprodução

A Frente Parlamentar em Defesa da Vacina pediu uma investigação contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) por possível crime contra a saúde pública e contra crianças.

O grupo de parlamentares enviou uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) e à Defensoria Pública da União (DPU) após os três bolsonaristas divulgarem vídeo em que dizem que alunos não vacinados poderão se matricular em escolas normalmente em Minas Gerais.

Veja o vídeo divulgado pelos bolsonaristas:

“Essa declaração pode ser interpretada como uma orientação contrária à vacinação, desencorajando a adesão à imunização, o que configura uma potencial ameaça à saúde pública e contraria as diretrizes nacionais e internacionais de promoção da vacinação como medida eficaz para a prevenção de doenças”, diz Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), presidente da frente parlamentar, na denúncia.

O deputado ainda aponta que os três podem ter descumprido o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que determina que os pais têm obrigação de assegurar a vacinação dos filhos, prevista no calendário nacional de imunização.

A denúncia requer “uma investigação aprofundada sobre o possível crime contra a saúde pública perpetrado pelos denunciados, visando a proteção da população e o cumprimento das medidas sanitárias necessárias”. O documento ainda aponta que os bolsonaristas cometeram “um verdadeiro crime disfarçado de defesa da liberdade”.

“Não é defesa da liberdade, é negação das vacinas. Ninguém tem a liberdade de infectar o colega, o professor, o funcionário da escola”, diz o documento.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link