“Ameaça mundial por covid-19, Brasil sofre com falta de liderança de Jair Bolsonaro”, diz jornal espanhol

Atualizado em 24 de março de 2021 às 9:12

“A propagação do coronavírus no Brasil se converte em ameaça mundial”, diz o jornal espanhol ABC em reportagem desta quarta-feira.

“Apesar do auge da variante brasileira, Bolsonaro se nega a aplicar restrições, recusa as vacinas pelo risco de homossexualidade e impõe medicamentos sem eficácia comprovada”, afirma a publicação.

“Considerado um dos epicentros mundiais da pandemia, o país sofre além disso com a falta de liderança do presidente Jair Bolsonaro, um negacionista que se opõe ao uso de máscaras e às medidas de restrição por acreditar que prejudicam a economia do país, que também está em queda. Em um ano, o Brasil não elaborou um plano nacional contra a crise sanitária, teve quatro ministros da Saúde e seu presidente disseminou notícias falsas, mais preocupado com a oposição do que com os brasileiros”, aponta Verónica Goyzueta, correspondente da publicação no Brasil.

Para o ABC, uma das principais publicações espanholas, o Brasil é ameaça mundial por propagação descontrolada do coronavírus

Em Portugal, esta terça-feira foi descrita pelo Jornal de Notícias como “o dia mais trágico da pandemia no Brasil: ultrapassadas as três mil mortes num dia”.

“Estes números confirmam o Brasil como o país com mais mortes e infeções pelo novo coronavírus acumulados na última semana, em todo o mundo, sendo a segunda nação com maior número total de óbitos e infeções, apenas atrás dos Estados Unidos”.

Jornal português considera fala em “dia mais trágico desde o início da pandemia” no Brasil

Na França, o canal de televisão BFMTV afirma que o Brasil “se abate numa crise sanitária fora de controle, ultrapassando na terça-feira pela primeira vez a marca dos três mil mortos quotidianos de Covid-19”.

A TV observa a intenção eleitoral do presidente brasileiro em pronunciamento nacional: “Mudando de tom, Jair Bolsonaro, que pretende se candidatar em 2022, expressou sua solidariedade ‘com todos aqueles que perderam um ente próximo”.

“O discurso foi recebido com panelaços, em sinal de protesto, nas principais cidades do país”, relata.

“A situação no Brasil suscita preocupação na América do Sul”, observa a rede de notícias. “A circulação do vírus ‘continua aumentando perigosamente em todo o Brasil’ e essa ‘situação terrível afeta igualmente os países vizinhos’, declarou terça-feira em Washington Carissa Etienne, diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS)”.

Canal de notícias francês difunde novo símbolo do Brasil no mundo

Apesar das tentativas de mudanças na estratégia de comunicação do governo federal, as imagens falam por si no jornal italiano Il Fatto Quotidiano. “Centenas de pessoas se aglomeram sem máscara na festa de Bolsonaro, ele lava a mão em um canal e depois distribui a torta”.

Jornal italiano mostra distribuição de torta por Bolsonaro em aglomeração de sua festa