América Latina precisa de ajuda para acolher os mais pobres, diz papa Francisco

Atualizado em 23 de junho de 2023 às 16:27
Papa Francisco. Foto: Vincenzo Pinto

O papa Francisco disse que a América Latina precisa de ajuda solidária para “evangelizar as periferias geográficas e existenciais” e atender “às necessidades dos mais pobres e excluídos”.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (23) aos participantes do encontro com as instituições e organismos de ajuda à Igreja, realizado no âmbito da Pontifícia Comissão da América Latina (Cal).

Para Francisco, se isso acontecer, mantendo no centro o “essencial cristão”, a cooperação fraterna entre todas as instituições e agências católicas de ajuda será um “fruto abundante”.

O líder religioso disse ter decidido manter como uma das tarefas da Comissão o apoio financeiro de “alguns projetos de evangelização para lidar com situações de emergência e promover algumas atividades significativas para a Igreja na área de sua competência”.

O papa relembrou que a Cal pode contar com a colaboração de algumas instituições humanitárias e que cada uma com a sua própria natureza e missão, partilham uma identidade católica em comum.

“Esta especificidade deve distinguir o seu trabalho de qualquer organização humanitária puramente secular e nos fazer redescobrir todos os dias, com admiração e gratidão, que a fé cristã é a certeza da amizade de um Deus que nos prepara, nos educa e nos acompanha de perto e constantemente”, acrescentou o líder da Igreja Católica, agradecendo a colaboração da comissão.

Francisco terminou o discurso enfatizando que “o importante não é a eficiência administrativa ou o simples esforço humanitário que vem de um coração generoso, mas o que é verdadeiramente original em nossa ajuda é a caridade de Jesus Cristo que nos impulsiona”.

“Se isso não estiver presente, só resta o pragmatismo frio que acaba sufocando as instituições eclesiais e seus membros”, concluiu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link