Amigo de Bolsonaro com cargo em Miami desde 2019: Quem é o general pai de Mauro Cid

Atualizado em 13 de maio de 2023 às 10:58
General Lourena Cid, pai, e o tenente-coronel Mauro Cid, filho. Foto: reprodução

O general Mauro Cesar Cid passou a ser monitorado pela Polícia Federal desde a prisão do seu filho, o tenente-coronel Mauro Cid, que atuava como ajudante de ordens do Palácio do Planalto.

A família Cid está em sua terceira geração no Exército Brasileiro. Mauro Cesar Lourena Cid, o pai, seguiu os passos de Antonio Carlos Cid, que foi Coronel, formado pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) em 1955, e chegou a trabalhar na Casa Militar sob as ordens do general Bayma Denys durante o governo de José Sarney.

Já o general Lourena Cid, como é conhecido, foi contemporâneo de Jair Bolsonaro na Aman durante os anos 1970. Após ser ex-presidente da Academia e dirigir o Departamento de Educação da corporação, passou a fazer parte da Reserva do Exército para assumir a chefia do escritório da Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex) em Miami, nos Estados Unidos. Ele ficou no cargo entre 2019, quando foi indicado por Bolsonaro, até o começo de 2023.

A Apex é um serviço autônomo, criado pelo governo federal em 2003, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores. A ligação acontece por meio de um contrato de gestão para a promoção dos produtos e serviços do Brasil no exterior, a fim de encontrar e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Em suas relações, Lourena Cid é tido como um militar de personalidade discreta e conciliadora. Um pai dedicado, visita constantemente o filho no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, onde está preso, e tem mostrado irritação pelo abandono que Cid está sofrendo do clã de Bolsonaro.

No Exército por mais de 20 anos, o ex-ajudante de ordens também se preparava para assumir um posto nos Estados Unidos, antes de ser nomeado para o cargo de “braço direito” de Bolsonaro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.