Amil tira do ar trecho de propaganda com Galvão Bueno após denúncia

Atualizado em 25 de abril de 2025 às 16:08
Em propaganda, Galvão Bueno diz ser cliente da Amil há 40 anos. Foto: Reprodução

A Amil editou e retirou do ar uma propaganda com o narrador Galvão Bueno após uma denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). O material trazia o apresentador dizendo que era cliente da empresa de planos de saúde há 40 anos.

Segundo o Blog do Luchetti, a propaganda estava sendo exibida em emissoras com Globo, Record, SBT e Band. O próprio criador do site, Alberto Luchetti, afirma que acionou o Conar, na última quinta (3), para apurar possíveis irregularidades na publicidade.

O trecho em que Galvão diz ser cliente do plano Amil há 40 anos foi retirado do vídeo exibido na TV aberta. O Conar não tem poder punitivo, mas pode recomendar a alteração, suspensão ou retirada de veiculação da peça publicitária se encontrar irregularidades e considerá-la enganosa.

O conselho ainda pode acionar órgãos como o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e Ministério Público (MP), e gerar uma representação na Justiça.

Luchetti afirma que, no e-mail enviado ao Conar, destacou a estranheza e possíveis inconsistências da fala de Galvão na propaganda. “Essa confissão de Galvão Bueno, no mínimo, soa como duvidosa, considerando a história da própria operadora e do setor”, relata.

Apesar de ter sido retirada da TV aberta, a propaganda da Amil com Galvão segue sendo veiculada em emissoras a cabo, no Instagram e no YouTube. O diretor de Marketing da Amil, Luiz Periard, e a gerente de comunicação externa de empresa, Solange Guimarães, foram acionados e não se manifestaram sobre o tema.

A empresa Loures Consultoria e Comunicação, que presta serviços à Amil, também não se pronunciou sobre a propaganda. Veja o vídeo:

DCM publica a seguir o direito de resposta, enviado pela defesa de Galvão Bueno e da operadora de saúde Amil, a respeito desta reportagem. Leia:

Direito de resposta – Galvão Bueno

A notícia “Amil tira do ar trecho de propaganda com Galvão Bueno após denúncia”, de 7 de abril de 2025, além de especulativa, coloca em xeque a credibilidade de GALVÃO BUENO junto aos seus fãs, anunciantes e público em geral.

A declaração do narrador esportivo na campanha da AMIL nada tem de “inconsistente” ou “duvidosa”. Ele é cliente da AMIL há quatro décadas, de fato.

GALVÃO BUENO passou a ser cliente da AMIL em 1985, quando ainda trabalhava na Rede Globo, tendo sido incluído na ocasião – por questões particulares – em um plano de saúde separado dos demais funcionários da referida emissora.

Ele permaneceu nesse mesmo plano até a sua saída da emissora, em 2021, quando celebrou novo contrato com a AMIL, que continua a intermediar os cuidados com a sua saúde, e de sua família, até os dias atuais.

Todo esse histórico poderia ter sido transmitido ao jornalista, tivesse ele adotado a cautela mais basilar do bom jornalismo, de consultar GALVÃO BUENO antes de veicular a reportagem.

Direito de resposta – Amil

A notícia “Amil tira do ar trecho de propaganda com Galvão Bueno após denúncia”, de 7 de abril de 2025, além de especulativa, fomenta indevidamente dúvida quanto à integridade da AMIL em suas propagandas.

Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno é, sim, cliente da AMIL há 40 anos, tendo ingressado no quadro de beneficiários em 1985, quando ainda trabalhava na Rede Globo.

Mesmo depois de sua saída da referida emissora, em 2021, GALVÃO BUENO celebrou, para ele e sua familia,
novo contrato com a AMIL, que segue em vigor.

O material publicitário, portanto, é verdadeiro. A relação entre a AMIL e GALVÃO de fato se mantém há quatro décadas, tornando descabida a denúncia ao CONAR.

Além disso, em momento algum a AMIL editou ou retirou do ar qualquer versão da campanha.

Como é de conhecimento geral, as campanhas publicitárias são compostas de diferentes filmes, alguns mais longos e outros mais curtos, para otimizar a sua veiculação em diferentes meios e veículos, incluindo os intervalos televisivos.

A edição do vídeo, portanto, resulta de uma estratégia comercial que já estava predeterminada e vinha sendo implementada desde o início: adequar o tamanho do material ao espaço publicitário e alcançar maior frequência, sempre dando enfoque ao verdadeiro mote da campanha, que é a pesquisa do Datafolhademonstrando a satisfação dos clientes com a AMIL.

De qualquer modo, a informação — verídica — sobre os 40 anos da AMIL com GALVÃO não foi suprimida, pois continua a aparecer nos letreiros do vídeo mais curto.

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