Amorim procura Jake Sullivan para EUA pressionar Israel por brasileiros em Gaza

Atualizado em 4 de novembro de 2023 às 17:22
Brasileiros aguardam repatriação em Gaza. Foto: Reprodução

Preocupado com a não inclusão dos 34 brasileiros na lista de autorizados para sair da Faixa de Gaza, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, telefonou neste sábado (4) para o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan.

De acordo com uma fonte do governo brasileiro ao jornal Globo, a ligação de Amorim teve tom de “inquietação pela não inclusão do Brasil” na lista de países autorizados a retirar seus cidadãos da Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

Neste sábado a Embaixada de Israel em Brasília afirmou em nota que o Hamas é o responsável pela demora em incorporar o grupo.

Na imagem, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan (à esq.), e o assessor especial de Lula, Celso Amorim

Na conversa, Amorim enfatizou que não entende porque não os brasileiros não foram incluídos em listas anteriores. Os norte-americanos, por sua vez, são a maioria na lista divulgada neste sábado, com 386 cidadãos A relação de hoje ainda tem britânicos (112), franceses (51) e alemães (50).

As negociações para a retirada de civis com nacionalidade estrangeira, pouco transparentes e sem um critério claro, envolvem Israel, Egito, Catar e EUA.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link