Amorim relata conversa com conselheiro de segurança dos EUA: ‘Estamos de boa’

Atualizado em 19 de abril de 2023 às 17:24
O Assessor Especial da Presidência da República Celso Amorim. Foto: Reprodução

Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, relatou conversa com a Casa Branca sobre a guerra na Ucrânia e negou que o governo Lula esteja em alguma crise com os Estados Unidos. Ele teve uma conversa com Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional do país, nesta terça (18) e diz que motivo da ligação não foram as declarações recentes do presidente Lula.

A relação com o governo americano “está de boa”, segundo Amorim. O assessor afirma que Sullivan “quis entender melhor as posições do Brasil” e que a conversa foi “amena”.

“As relações estão normais, estamos de boa. Fui negociador comercial durante muitos anos. Em alguns momentos, a gente diverge, dá aquela espuma, mas depois vai se acalmando normalmente. A novidade hoje é que o nós precisamos dos EUA, e os EUA precisam de nós. O fato de eles demonstrarem interesse em conhecer nossas iniciativas, o grupo da paz, quais países poderiam apoiar esse grupo, transparece isso”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.

Amorim ainda negou que o representante da Casa Branca tenha telefonado para criticar declarações de Lula sobre a guerra na Ucrânia ou para reclamar da visita do chanceler russo Sergei Lavrov ao Brasil. Segundo ele, Sullivan “não telefonou para se queixar”.

Recentemente, a Casa Branca fez críticas ao presidente Lula por declarações sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia. O presidente brasileiro afirmou que os Estados Unidos e a Europa têm prolongado o conflito e que o país poderia ceder a Crimeia em nome da paz entre as duas nações.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.