Ampliação de barragem vai garantir produção de alimentos durante a seca

Atualizado em 2 de maio de 2023 às 11:03
Barragem de Serra da Palha abastece cerca de 25 mil habitantes de Coaraci e outros distritos da região sul da Bahia. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Cerca de 25 mil moradores do município de Coaraci serão beneficiados com a ampliação da barragem de Serra da Palha, localizada no sul da Bahia. A obra para a recuperação da represa, responsável pelo abastecimento da região, contou com o investimento de mais de R$ 800 mil do governo estadual.

A obra de recuperação envolveu melhorias estruturais para atender 70% da demanda diária do sistema de abastecimento. Para realizar a ampliação, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), aumentou o armazenamento de água bruta na área de captação.

Para isso, abriu acessos de 720 metros quadrados e de 144 metros cúbicos, o último, por escavação em rocha. Além de outros trabalhos de recuperação, a construção do corpo da barragem foi feita em alvenaria de pedra. O sistema possui, agora, 6,31 quilômetros de adutora.

De acordo com o governo, o abastecimento hídrico é um dos eixos do Bahia Sem Fome, que tem como principal meta a promoção da segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social.

Atualmente, Coaraci possui duas captações de água: uma por gravidade, no Riacho Serra da Palha, e uma flutuante, no Rio Almada. A reserva vai ajudar a amenizar tanto os efeitos das chuvas, como também os da seca, além de garantir o acesso da população à água, neste período do ano.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link