Ana Maria Braga quase fez o Vídeo Show ser extinto na TV Globo há 20 anos

Atualizado em 13 de janeiro de 2019 às 14:29
Os apresentadores Cissa Guimarães e Miguel Falabella, grandes estrelas do Vídeo Show em 1999. Foto: REPRODUÇÃO/GLOBO

Thell de Castro no site Notícia da TV informa que, longevo programa que deixou a grade da Globo na última sexta (11), o Vídeo Show já deveria ter sido limado da programação há 20 anos, cedendo espaço para a estreia do Mais Você. A atração foi salva da extinção após muitos pedidos do público e manifestações na internet.

O programa, que estreou em 20 de março de 1983, com versão semanal, durante alguns anos foi produzido somente com imagens de arquivo. Em 1989, iniciou uma mudança em seu formato, com a criação de inúmeros quadros de sucesso e a cobertura dos bastidores das atrações da Globo. Já em 1994, ganhou a versão diária que ficou no ar até a semana passada.

Com a contratação de Ana Maria Braga, em 1999, a emissora decidiu acabar com o programa de Miguel Falabella. A derradeira edição tinha até data marcada: 15 de outubro daquele ano, três dias antes da estreia do Mais Você.

O apresentador, que fazia sucesso no Sai de Baixo (1996-2002) e tinha a promessa de um novo programa na casa, disse ao jornal O Globo de 27 de setembro de 1999 que não estava triste. “Inclusive já tinha pedido para sair. E a novidade que apresentarei aos sábados também falará sobre a memória da televisão”, explicou.

Segundo Falabella, a equipe também não tinha ficado abatida, porque boa parte seria aproveitada no novo programa. “Entre as minhas ideias, estão um quadro com uma crônica feita por mim e outro em que convidados, no estúdio, comentarão o que aconteceu durante um determinado evento, que será mostrado em VT”, completou.

Ao mesmo jornal, a atriz Tássia Camargo, que foi a primeira apresentadora da atração, lamentava profundamente a decisão do canal. “Antes não havia um programa que mostrasse a intimidade dos artistas e as atrações de televisão que deixavam saudade no público. Não acredito que vai acabar. Que tristeza, meu Deus”, enfatizou.

De acordo com o então diretor da época, Cacá Silveira, não seria feita uma edição especial de despedida _o mesmo que ocorreu na última sexta. “Todo programa tem seu tempo de duração, apesar de achar que este poderia durar mais, já que é inesgotável. No início era semanal, há seis anos passou a ser diário e a audiência sempre ficou no trilho de 19 a 20 pontos de média”, comentou.

Dois dias depois, em 29 de setembro de 1999, O Estado de S. Paulo disse que a Globo ainda estava pensando se manteria a edição diária, com espaço menor, ou, pelo menos, a edição aos sábados. “O problema é que a Globo garantiu ao ator Miguel Falabella que ele terá um novo programa, no mesmo horário. E Falabella pensa em dar ênfase à produção cultural”, explicou a publicação.

Foi o público que acabou garantindo a permanência do Vídeo Show na grade, fato que sequer ocorreu nesse ano. De acordo com o Jornal do Brasil de 2 de outubro de 1999, foram mais de 700 ligações para a Central de Atendimento ao Telespectador da Globo. Também foi criada uma página na internet com muitas mensagens a favor da manutenção do programa.