Analista de dados desmascara fake news bolsonarista sobre “atentado” a Tarcísio

Atualizado em 17 de outubro de 2022 às 15:57

O analista de dados Pedro Barciela escreveu um fio no Twitter sobre o “atentado” tabajara envolvendo Tarcísio de Freitas em São Paulo na manhã desta segunda (17):

Setores do bolsonarismo promoveram fake news envolvendo suposto atentado contra Tarcisio. O vídeo utilizado (abaixo) era de Heleno, em 2018, falando sobre Bolsonaro. A narrativa ganha corpo a partir do dia 15, mesmo dia em que explode a declaração de Bolsonaro sobre crianças. (+)

Image

O próprio portal bolsonarista Jornal da Cid. Online admitiu que o conteúdo estava tirado de contexto, o que não impediu que outros portais, canais e usuários ligados ao bolsonarismo continuassem explorando o tema. (+)Image

No gráfico, ainda que incipiente, observamos que as menções aos termos ATENTADO e TARCÍSIO já estavam sendo feitas desde o dia 15/10. Portais como TV Servidor e canais no Youtube como “O Patriota” e Suporte JCO endossaram a fake news. (+)

Image
É essencial entender o movimento de portais como Jovem Pan que buscam, mesmo que sem informações precisas, explorar esse tema a partir de conclusões prematuras sobre o incidente, surfando em uma fake news que ganhou corpo nas redes bolsonaristas nos últimos dias. (+)
Por fim, que o incidente seja investigado e que a população de Paraisópolis e os afetados pelo episódio recebam o devido amparo do poder público.