Anatel diz que Tim, Claro e Vivo sabiam de espionagem ilegal na Abin

Atualizado em 31 de janeiro de 2024 às 14:04
Fachada da entrada da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), no Setor Policial Sul, em Brasília. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A Polícia Federal revelou que as operadoras de telefonia Claro, Tim e Vivo tinham conhecimento de ataques promovidos pelo software espião FirstMile, contratado pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência), mas não comunicaram a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), descumprindo uma obrigação regulatória, segundo a Folha de S.Paulo.

A Anatel confirmou que as operadoras não notificaram sobre os ataques, o que pode resultar em punições administrativas. Apesar disso, a agência identificou que medidas de proteção foram implementadas recentemente pelas operadoras.

O FirstMile é alvo de investigações da PF devido ao seu uso na produção de relatórios de espionagem ilegal sobre adversários políticos da família Bolsonaro. O programa espião tem a capacidade de obter informações de georreferenciamento de celulares, mas não permite grampos, como acesso a conteúdos de ligações ou mensagens.

Alexandre Ramagem e Carlos Bolsonaro., investigados na Operação Última Milha. Foto: reprodução

A PF apura a atuação da chamada “Abin Paralela” durante a gestão de Alexandre Ramagem (PL-RJ), hoje deputado federal. A agência e policiais federais monitoraram adversários políticos sem controle judicial, usando o FirstMile.

Na terceira fase da investigação, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) foi alvo de busca e apreensão. O uso do FirstMile foi revelado em março de 2023, e a Anatel abriu processos contra cada operadora após a divulgação. O regulamento exige notificação de incidentes relevantes.

A PF encontrou um e-mail indicando uma tentativa de invasão na rede da Tim, mas as operadoras, segundo a Anatel, corrigiram as falhas sem notificar a agência. A Anatel afirmou que as operadoras “teriam atuado sem o conhecimento ou acordo prévio”.

Segundo a Operação Última Milha, da Polícia Federal, a Abin sabia do caráter invasivo do FirstMile desde o início, e a Anatel investiga se as operadoras tinham conhecimento das vulnerabilidades exploradas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.