Anatel manda desligar 5 milhões de “gatonets” e retira 1,4 milhão de aparelhos de circulação

Atualizado em 9 de fevereiro de 2023 às 22:02
Os aparelhos clandestinos conhecidos como “gatonet”. Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que prestadores de serviços cortem o acesso de aproximadamente 5 milhões de “gatonets” no país. Com ajuda da Polícia Federal, o órgão retirou de circulação 1,4 milhão de aparelhos clandestinos que seriam vendidos. A informação é do Estadão.

Os aparelhos permitiam que o usuário utilizasse serviços fechados de aplicativos, como streamings de filmes, de maneira clandestina. A determinação da Anatel começa a valer nesta quinta (9) e o corte será feito remotamente pelos prestadores de serviços, sem que seja necessário entrar na casa dos usuários.

A identificação dos aparelhos clandestinos ocorre após avaliação técnica de um modelo específico. Posteriormente, são identificados os endereços dos servidores acionados pelos equipamentos e uma denúncia é feita contra os equipamentos. Por fim, a Anatel autoriza o bloqueio na rede dos produtos clandestinos.

A Anatel havia recebido informações do uso generalizado do recurso, fez uma avaliação dos dados recebidos e apontou a lista de equipamentos que devem ser bloqueados.

Os aparelhos são comercializados livremente pelo país, até mesmo em lojas como a Amazon, que possui serviço fechado de streaming, o Amazon Prime. Empresas como Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Mercado Livre também oferecem diversos modelos dos equipamentos clandestinos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.