André Fernandes, autor do pedido da CPMI de 8/1, é um dos incitadores dos atos antidemocráticos, conclui PF

Atualizado em 25 de maio de 2023 às 20:26
Deputado federal André Fernandes (PL-CE). Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) concluiu que o deputado federal André Fernandes (PL-CE) é um dos incitadores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que resultou na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Com informações do g1.

Fernandes é autor do requerimento para criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas, instalada nesta quinta-feira (25) no Congresso Nacional, e um dos integrantes do colegiado.

A corporação afirma que Fernandes incitou a prática de crime — no caso, “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou o relatório à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Moraes deu um prazo de 15 dias para a PGR decidir se denuncia ou não o deputado. Fernandes é investigado na Corte a pedido PGR a partir de postagens feitas nas redes sociais.

Em uma delas, publicada no dia 6 de janeiro, o parlamentar divulgou “ato contra governo Lula” na Praça dos Três Poderes, em Brasília, naquele fim de semana.

“Neste final de semana acontecerá, na Praça dos Três Poderes, o primeiro ato contra o governo Lula. Estaremos Lá”, escreveu no Twitter.

No dia 8 de janeiro, depois que os atos haviam começado, Fernandes publicou uma imagem da porta de um armário com o nome de Moraes, na qual inseriu a seguinte legenda: “Quem rir, vai preso”.

O deputado, no entanto, alegou que não compareceu ao ato golpista e que não sabia sobre os ataques.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link