André Mendonça rebate ataques de evangélicos e bolsonaristas: “Convicção de que fiz o correto”

Atualizado em 21 de abril de 2022 às 11:50
André Mendonça em foto
André Mendonça se defendeu de ataques – Foto: Reprodução

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça usou as redes sociais nesta quinta-feira (21) para rebater os ataques que vem recebendo de bolsonaristas e evangélicos. Ele voltou a explicar as motivações de seu voto pela condenação do deputado federal Daniel Silveira (PTB) e reiterou ter certeza de que fez o correto, embora esteja sendo massacrado na trupe de Jair Bolsonaro (PL).

Em seu perfil no Twitter, Mendonça fixou o primeiro post para explicar o que vinha acontecendo, em claro sinal de resposta aos ataques sofridos. “Diante das várias manifestações sobre o meu voto ontem, sinto-me no dever de esclarecer que: [a] como cristão, não creio tenha sido chamado para endossar comportamentos que incitam atos de violência contra pessoas determinadas; e b] como jurista, a avalizar graves ameaças físicas contra quem quer que seja. Há formas e formas de se fazerem as coisas. E é preciso se separar o joio do trigo, sob pena de o trigo pagar pelo joio. Mesmo podendo não ser compreendido, tenho convicção de que fiz o correto”, encerrou.

É uma resposta ao levante que líderes evangélicos fizeram desde a última quarta-feira (20), após Mendonça votar pela condenação de Silveira. Nomes como Silas Malafaia se disseram decepcionados com o voto do ministro, dando a entender que esperavam dele os tais 10% de Bolsonaro a que o presidente já se referiu sobre ele, o que acabou não acontecendo.

Os dois tuítes contam com milhares de respostas de bolsonaristas, que seguem atacando o ministro.

O voto de Mendonça surpreendeu os fãs de Bolsonaro e ajudou a condenar Daniel Silveira. O deputado federal sofreu uma derrota acachapante no STF, com 10 a 1 votando pela condenação. Ele sofreu uma pena de 8 anos e 9 meses de prisão, além da perda de mandato e inelegibilidade.