Antenas de empresa de Musk são usadas ilegalmente em países em guerra; entenda

Atualizado em 9 de abril de 2024 às 13:27
Elon Musk em evento da Space X. Foto: reprodução

A Starlink é apresentada com uma suposta e ambiciosa iniciativa de levar internet de alta velocidade da SpaceX para os locais mais remotos do planeta. Fundada pelo bilionário Elon Musk, a empresa promete conectar o mundo inteiro com sua rede de satélites. Uma investigação da Bloomberg News descobriu que a tecnologia está sendo amplamente utilizada em países onde o serviço é ilegal, levantando sérias preocupações sobre segurança e controle.

Em territórios assolados por conflitos como o Iêmen, onde a internet é censurada e lenta, o Starlink tem sido utilizada para o acesso de muitos moradores. Mesmo enfrentando riscos de confronto com facções rivais, as pessoas estão dispostas a arriscar tudo por uma conexão mais rápida e confiável.

“É profundamente preocupante porque é desregulamentado e liderado por uma empresa privada”, disse Emma Shortis, pesquisadora sênior em assuntos internacionais e de segurança. “Não há responsabilidade sobre quem tem acesso e como está sendo usado”, completou.

A disponibilidade generalizada do Starlink em mercados ilegais levanta questões sobre o controle da empresa sobre seu sistema. Embora a SpaceX afirme investigar e desativar terminais ilegais, a falta de regulamentação e cooperação internacional torna difícil a aplicação eficaz.

Modelo de antena Starlink. Foto: reprodução

A Starlink não é apenas uma ferramenta de comunicação; tornou-se vital para operações militares e de defesa. Tanto os Estados Unidos quanto a Ucrânia têm usado a tecnologia em suas estratégias de guerra, mas alegações recentes sugerem que até mesmo adversários como a Rússia estão explorando o serviço para seus próprios fins.

Em regiões com conectividade irregular, o mercado paralelo do Starlink se desenvolve com rapidez e facilidade. Mesmo em países onde o serviço não é legal, como na África do Sul, os terminais estão disponíveis no mercado negro, alimentando uma demanda crescente por uma conexão mais rápida e confiável.

O controle do Starlink em zonas de conflito e áreas sob sanções internacionais apresenta desafios significativos. Enquanto alguns países como Israel receberam garantias de que a SpaceX pode desativar terminais ilegais, outros, como o Iêmen, continuam a operar livremente, desafiando as autoridades locais.

Apesar das preocupações, a SpaceX continua expandindo seu alcance, buscando fechar acordos com governos para operar legalmente em seus territórios, como foi feito no Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Com parceiros locais e planos de expansão ambiciosos, o Starlink poderia transformar a conectividade global, mas não sem enfrentar desafios de segurança e regulamentação.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link