Antigas apoiadoras da Lava Jato pedem a seguidores que usem camiseta de Moro como pano de chão. Por Joaquim de Carvalho

Atualizado em 26 de abril de 2020 às 17:25
As mulheres montaram acampamento para apoiar Moro, em outros tempos. Foto: Eduardo Matysiak
As mulheres montaram acampamento para apoiar Moro, em outros tempos. Foto: Eduardo Matysiak
Até de joelhos, prometiam lealdade a Moro. Foto: Eduardo Matysiak

A Lava Jato nunca foi contra corrupção e a prova está no vídeo que três senhoras gravaram, e estão na conta do fotógrafo Eduardo Matysiak no Twitter.

“E assim, Sérgio, o acampamento Lava Jato acabou. Até isso você conseguiu fazer”, diz uma delas como se fossem íntimas do ex-juiz e ex-ministro da Justiça.

“O acampamento Lava Jato não existe mais. Só que agora nasceu o acampamento COM Bolsonaro”, afirma um delas. As outras duas complementam: “Melhor ainda”. E a que parece ser líder concorda: “Muito melhor”.

Ouvem-se gritos, aplausos e, na sequência, a líder propõe que as camisetas de apoio a Sergio Moro sejam transformadas em pano de chão.

Moro se transformou, definitivamente, no alvo das hordas bolsonaristas.

De certa forma, é a concretização de um alerta que Lula fez ao próprio Moro, no primeiro depoimento, em maio de 2017. Ele disse ao então juiz que ele estava condenado a condená-lo.

Não fizesse assim, seria atacado sem piedade por aqueles que diziam ser Moro até a morte.

Os procuradores que achavam que estavam trabalho para o bem para o Brasil — se é que algum deles pensava assim — também agora se encaminham para o lixo da história, porque seus apoiadores nunca quiseram combater a corrupção.

A Lava Jato era apenas um instrumento para que extravasassem seu ódio das classes populares e os governos que dedicavam atenção a elas, o de Lula e Dilma.

Temer foi flagrado com seu longa manus, Rodrigo Rocha Loures, correndo com mala de dinheiro sujo por uma rua de São Paulo, e nem assim essas hordas saíram às ruas para dizer que a corrupção era inadmissível.

Moro e os procuradores devem agora sentir o gosto amargo de quem foi apenas uma peça de um jogo maior da extrema direita, cheia de ódio e absurdamente ignorante.

Sei que não servirá de lição, mas Lula avisou.

Moro não entendeu que ele não tinha história nem biografia.

Seu papel sempre foi o de tentar destruir uma biografia e ser, eternamente, aliado de um projeto que empodera o que há de mais atrasado no Brasil, como estas três senhoras que não se importam com a lama de onde emergiu Bolsonaro, o ex-capitão que enriqueceu na política.

Moro cumpriu esse papel até que Bolsonaro lhe impusesse uma condição: ou você se dobra perante mim e jura lealdade, entregando a PF que você  tanto manipulou, com seus amigos em Curitiba, ou cai fora.

Os ex-juiz nunca entendeu que os apoiadores da Lava Jato só queriam que alguém fizesse para eles o trabalho que não conseguiam através da urnas: tirar um projeto popular, que tinha o PT à frente, do governo federal.

.x.x.x.

Veja o vídeo: