Como o Minecraft se tornou o game mais vendido do mundo

O jogo de montar vendeu 20 milhões de cópias e está sendo adotado em escolas

Vamos construir juntos: um simples jogo de cubos de montar virou uma febre

Todo dia ele faz tudo sempre igual: acorda e vai para o iPad ou o PC para jogar. Ou então acessa o YouTube para ouvir dois nerds portugueses darem dicas. Na volta  da escola, a mesma coisa. Dá uma pausa para tomar banho e jantar. Depois lá vamos nós para a velha rotina, até que a mãe, ou eu, o forcemos a largar aquilo e dormir.

Ele é Antônio, 8 anos, e aquilo é o Minecraft, o novo fenômeno do mundo dos games. Desenvolvido por uma empresa chamada Mojang, ele vendeu mais de 20 milhões de cópias desde o lançamento em 2011, sendo 7 milhões apenas no PC. A versão para X-Box vendeu 5 milhões em três meses.

Um professor de biologia de Nova York está pedindo aos alunos entre 8 e 12 anos que mergulhem no universo de engenharia do jogo. Diversas escolas estão fazendo o mesmo. Na China, ele está sendo usado para complementar o estudo de romances clássicos. Os estudantes remontam os cenários.

Qual é a graça do Minecraft? É uma espécie de jogo educacional em que você usa cubos para construir uma casa, um castelo – ou, se quiser, uma réplica da Estrela da Morte, a nave espacial de Star Wars, ou o Empire State Building. “No modo Survival, aparecem monstros à noite e a gente tem de se proteger construindo muros para eles não entrarem. O pior deles é o Creeper, com suas quatro pernas, duas na frente e duas atrás”, conta Antônio.

Lembra o LEGO, mas com um visual, de certo modo, tosco. Não tem um objetivo claro — o que, paradoxalmente, tem atraído mais fãs: a liberdade criativa. O jogador utiliza picaretas, pás, machados, espadas e foices para ajuda-lo a erguer prédios ou combater zumbis. Minecraft é um projeto independente de Persson, que o inventou em 2009 sozinho e, no ano seguinte, com o êxito, fundou a Mojang.

O criador é o sueco Markus Alexej “Notch” Persson, 33 anos. Persson nasceu em Ystad e começou a programar games no computador aos 7. Criou seu primeiro jogo aos 8. Ganhou todos os prêmios possíveis da indústria, incluindo um especial da BAFTA, a academia britânica de artes televisivas e cinematográficas. Seu joguinho de cubos já tem mais de 30 milhões de usuários no planeta e lhe rendeu mais de 180 milhões de dólares. Assinou um contrato com a empresa que produz o LEGO. Um crítico afirmou que “o sucesso dele dependeu apenas de uma dose de conhecimento em programação e uma ótima ideia” e um site especializado classificou Minecraft como o quarto melhor game para jogar no trabalho.

Persson, o criador sueco

Persson pode ter tido “apenas” uma ideia, mas deu um duro danado para isso. Seu blog, The Word of Notch, é atualizado quase diariamente com suas descobertas, as oportunidades que surgiram, as dificuldades. É casado, membro de uma banda de música eletrônica e afiliado ao Partido Pirata da Suécia, bem como doador constante da ONG Médicos Sem Fronteiras. O cara conta também algumas boas piadas. “Eu visitei meu médico na semana passada e ele me disse para parar de me masturbar. Eu perguntei por que, já que isso não é perigoso. Ele disse que eu o estava distraindo”.

Antônio não vai entender essa piada. Não apenas pela idade, mas porque ele está ocupado demais jogando Minecraft para prestar atenção em qualquer outra coisa. Inclusive em mim.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

VÍDEO – Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano: “Prazer revê-la”

Neste sábado (27), o Papa Francisco recebeu a ex-presidente do Brasil e atual presidente do…

6 minutos ago

Aliados aconselham Bolsonaro pressionar Tarcísio e lançar Michelle à Presidência

Em reuniões realizadas nesta semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu conselhos de aliados para…

1 hora ago

X, de Elon Musk, admite ao STF que contas bloqueadas no Brasil burlaram restrições

A rede social X, de Elon Musk, admitiu na última sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal…

1 hora ago

Socialite Regina Gonçalves nega casamento com motorista e denuncia roubo de joias

No retorno ao seu apartamento no Edifício Chopin, em Copacabana, a socialite Regina Gonçalves, de…

2 horas ago

Filho de Almirante Negro responde ofensas de comandante ao pai: “Herói do povo”

Adalberto Cândido, o único filho vivo de João Cândido Felisberto, conhecido como o "Almirante Negro",…

2 horas ago

As polêmicas da trajetória de Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, que morreu aos 51 anos na última sexta-feira (26) vítima…

2 horas ago