Anvisa adia decisão sobre veto aos cigarros eletrônicos para sexta

Atualizado em 17 de abril de 2024 às 10:13
Cigarro eletrônico. (Foto: Reprodução)

A Anvisa decidiu adiar para sexta-feira (19) sua reunião sobre a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil devido a problemas técnicos no canal oficial de transmissão no YouTube.

“O adiamento se dá em virtude de problemas técnicos e operacionais do canal oficial de transmissão da Agência no Youtube (…) A Anvisa lamenta eventuais transtornos causados e reforça absoluto compromisso com a transparência e a segurança da informação”, disse a agência por meio de nota.

Edifício da Anvisa. (Foto: Reprodução)

Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), incluindo vapes e pods, foram proibidos no país pela Anvisa em 2009. Desde 2019, a agência tem reavaliado essa proibição. Um relatório parcial de Análise de Impacto Regulatório (AIR) divulgado em 2022 recomendou manter a proibição após análise das contribuições recebidas sobre o assunto.

Consulta pública

No final do ano passado, a Anvisa abriu uma consulta pública para receber opiniões da sociedade civil sobre a proposta de manter a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar. Apenas 37,4% das 13.930 manifestações foram a favor da proibição.

O que muda com a aprovação

Se aprovada pela Dicol, a minuta substituirá a de 2009 e manterá a proibição da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de cigarros eletrônicos no país. A minuta define claramente os DEFs como produtos fumígenos alimentados por eletricidade, bateria ou outra fonte não combustível.

A reunião da Anvisa ocorre em meio a debates sobre o tema no Brasil. Entidades médicas defendem a proibição devido ao risco de criar uma nova geração de dependentes em nicotina. Por outro lado, críticos citam o contrabando como prova da ineficiência da norma atual e propõem uma regulamentação adequada dos dispositivos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link