Anvisa recomenda suspender restrições a passageiros do sul da África após ômicron se espalhar pelo Brasil

Atualizado em 7 de janeiro de 2022 às 20:02
Aeroporto
Anvisa diz que não é mais necessário restrições a voos de passageiros quem vêm do sul da África

A Agência Nacional De Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (7) que recomendou ao governo a suspensão das restrições a voos e passageiros de países do sul da África, pois entendeu que a ômicron já se espalhou pelo Brasil e as medidas não têm mais efeito.

“Fica claro que a transmissão da ômicron rompeu a barreira de transmissão sustentada nos países africanos, sendo identificada atualmente em mais de 100 países, conforme divulgado pela OMS”, diz nota técnica da agência que foi enviada ao governo.

“A variante está se espalhando significativamente mais rápido do que a variante Delta em países com transmissão comunitária documentada, com um tempo de duplicação de 2 a 3 dias”, completa.

Portanto, as suspensões de voos e as restrições extras para os passageiros que vêm da África do Sul e outros países não tem mais sentido.

Não há voos regulares entre os países do sul da África e o Brasil, mas hoje está suspensa a entrada de viajantes estrangeiros com passagem por esses países nos últimos 14 dias.

Leia mais:

1- Bolsonaro é alertado por ministros sobre o Exército

2- Weintraub ‘desafia’ Bolsonaro e anunciar tour por SP em janeiro

3- Aplicativos Uber e 99 são multados pelo Procon Carioca

Primeira morte decorrente da variante ômicron é confirmada no Brasil

O município de Aparecida de Goiânia (Goiás) registrou a primeira morte pela variante ômicron da Covid-19 no Brasil. A informação foi divulgada pela prefeitura, na tarde de ontem (6).

A vítima é um homem de 68 anos com uma doença pulmonar obstrutiva crônica e pressão alta. Ele estava internado no hospital e tinha as três doses da vacina.

A confirmação da primeira morte ocorreu dez dias depois da declaração de transmissão comunitária da nova variante.

A detecção da doença foi feita por meio do Programa Municipal de Sequenciamento Genômico, que tem feito a análise de amostras positivas de RT-PCR coletadas no município para mapear a informação genética e identificar as variantes do coronavírus em circulação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link