Destaques

Anvisa reprova importação da vacina Sputnik V por falta de documentos e possíveis riscos à saúde

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Gerentes se reuniram para cumprir decisão do ministro Lewandowski – Foto: Governo do Estado de SP

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou, nesta segunda-feira (26) a importação da vacina Sputnik V para o combate à pandemia de covid-19. De acordo com os gerentes, existe uma falta de documentos para a aprovação. Além disso, eles falaram sobre os possíveis riscos da vacina russa à saúde.

Os gerentes se reuniram de forma extraordinária para cumprir a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu um prazo de 30 dias para que a Anvisa decidisse sobre o uso da vacina.

A agência reguladora tentou recorrer do prazo, mas o ministro indeferiu o pedido hoje.

Inspetores da agência viajaram para a Rússia no dia 16 de abril para coletar mais informações sobre o imunizante. Até então, a Anvisa havia informado que faltavam informações técnicas sobre segurança e eficácia do imunizante.

No dia 12 de abril, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou que entraria com uma ação no STF solicitando a liberação de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V pela Anvisa.

Nas redes sociais, o governador afirmou que “a Sputinik V já é utilizada em cerca de 60 países, com eficácia de 91,6%. Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população”.

O estado oficializou a compra das 5,87 milhões de doses no dia 19 de março junto ao Fundo Soberano Russo. A compra fez parte de um acordo do Consórcio Nordeste, formado pelos nove estados da região nordeste, que estabeleceu a compra de 39 milhões de doses da Sputnik V. A compra também foi autorizada pela Assembleia Legislativa do Ceará e pelo STF, em caso de descumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

A Sputnik V utiliza tecnologia de vetor viral: um outro vírus, denominado cientificamente como adenovírus, carrega o material genético do Sars-CoV-2 para dentro do corpo humano, o que estimula a infecção de células humanas, e consequentemente de anticorpos, mas sem a reprodução do vírus. Por isso, não causa doença.

Com o atraso da análise pela Anvisa, o Brasil vai perder 2 milhões de doses da Sputnik V que chegariam ao Brasil até o fim do mês. Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, “infelizmente, o Brasil vai perder a oportunidade do recebimento do lote de abril da vacina Sputnik V. A demora da licença de importação se deve à burocracia por parte da Anvisa e à burocracia de exigências que não estão previstas na lei. A lei prevê que seja apresentada a certificação por uma agência reguladora internacional. Isso foi feito pelos estados e ainda temos a exigência de uma série de outros documentos”.

O pedido para uso emergencial da Sputnik V foi protocolado na Anvisa no dia 25 de março pela União Química.

O secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, afirmou que a entidade protocolou na última sexta-feira (23), uma série de documentos solicitados pela Anvisa para a liberação da vacina.

Edição: Vinícius Segalla

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

RS soma mais de 100 mortes com quatro tragédias climáticas em menos de 1 ano

O Rio Grande do Sul enfrentou, em menos de um ano, quatro desastres climáticos, com…

16 minutos ago

Todos ainda querem ser Mujica. Por Moisés Mendes

José Mujica está doente. Informou esses dias que tem um câncer no esôfago e, que…

48 minutos ago

Temporais no RS matam 32 e podem provocar cheia recorde no Guaíba

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido aos temporais que assolam o…

59 minutos ago

Lula recebe primeiro-ministro do Japão nesta sexta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o primeiro-ministro do Japão,…

1 hora ago

Nos EUA, congressistas brasileiros encontram deputado que investigou Trump

Congressistas brasileiros e norte-americanos estão prestes a divulgar um manifesto conjunto em defesa da democracia.…

8 horas ago

Governador do RS diz que Porto Alegre terá enchente jamais vista

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em uma transmissão ao vivo…

8 horas ago