Apoie o DCM

“Anvisa tem obrigação de garantir a qualidade da Sputnik V e não há como fazer isso hoje”, diz médico

Vacina Sputnik V. Foto: © Sputnik / Vladimir Trefilov

O médico Daniel Dourado utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (26) para comentar a decisão da Anvisa de não recomendar a importação da vacina russa Sputnik V.

No Twitter, ele publicou o seguinte:

Infelizmente, não há condições para a Anvisa autorizar a importação da vacina Sputnik V da Rússia no momento. Faltam muitos dados. É totalmente compreensível a pressa de governadores, mas a Anvisa tem obrigação de garantir a qualidade vacina e não há como fazer isso hoje. 

A avaliação da Anvisa está bastante criteriosa e correta, semelhante à que foi feita com todas as outras vacinas, inclusive as aprovadas. Vale ressaltar: avaliação feita por servidores efetivos da agência, técnicos que estão lá há anos, não por diretores indicados por Bolsonaro.

São muitos aspectos técnicos, não há como detalhar aqui no Twitter. Muito resumidamente: há várias fábricas, diferentes locais de produção, mas fabricante não comprovou as condições dos lotes a serem enviados ao Brasil. Não é exatamente a mesma vacina enviada a todos os países.

Os dados faltantes podem ser supridos e a vacina tem condição de ser aprovada (repito: a Anvisa não está pedindo nada diferente das outras). Tomara que essa e outras vacinas cumpram logo os requisitos e possam ser importadas, produzidas e distribuídas para a população brasileira.