Ao defender o trabalho infantil, Bolsonaro mostra que não é qualificado para o cargo que ocupa. Por Ariel de Castro Alves

Atualizado em 5 de julho de 2019 às 17:22

 

Jair Bolsonaro. Foto: ludovic MARIN / AFP

Ao defender o trabalho infantil aos 9, 10 anos, o Presidente Jair Bolsonaro (PSL) demonstra sua completa desqualificação para o cargo que ocupa. O País tem 13 milhões de desempregados, segundo o IBGE, o que evidencia que não existem vagas de trabalho nem para os adultos.

Mas, como prova de seu desatino, Bolsonaro quer autorizar o trabalho infantil, mesmo gerando mais desemprego na população adulta, para flertar com os empregadores que, certamente, se autorizados pelo nefasto governo Bolsonarista, empregariam crianças com menor remuneração que os adultos e na informalidade, sem arcar com garantias e direitos trabalhistas, colocando as crianças e adolescentes em gravíssimas situações de risco.

Além do desatino, Bolsonaro afronta a Constituição Federal de 1988 e as Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) ratificadas pelo Brasil, que dispõem sobre a idade mínima de ingresso no mercado de trabalho, aos 16 anos. A Constituição Federal e a legislação brasileira permitem a contratação de adolescentes como aprendizes a partir dos 14 anos. Mas o trabalho formal é previsto para os adolescentes a partir dos 16 anos.

As Convenções da OIT recomendam inclusive que a idade mínima de ingresso no mercado de trabalho deve coincidir com a idade que cessa a obrigação escolar, que no Brasil, em regra, ocorre aos 17 anos, com a conclusão do ensino médio.

No entanto, a proposta de Jair Bolsonaro está também vinculada ao desmantelamento dos direitos sociais e dos programas e políticas públicas promovido pelo governo, como os cortes de recursos do Bolsa Família, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Programa Jovem Aprendiz, entre outros.

A proposta também é condizente com política explícita de extermínio da infância e juventude brasileira, com a liberação do porte e da posse de armas e com a licença para matar recebida pelos agentes de segurança pública no País.

Ao defender o trabalho infantil, Bolsonaro também está defendendo a exploração de crianças e adolescentes no tráfico de drogas e a exploração sexual Infantil, que são algumas das piores e mais perversas formas de trabalho infantil.

*Ariel de Castro Alves, advogado, especialista em políticas públicas de direitos humanos e segurança pública pela PUC- SP, conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe) e ex – conselheiro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).