Destaques

Ao lado de Scholz, Lula diz que países estão ‘brincando com planeta’ e critica ONU

Olaf Scholz e Lula. Foto: reprodução

Nesta segunda-feira (4), durante sua visita à Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou suas críticas ao modelo atual do Conselho de Segurança da ONU e reafirmou o compromisso do Brasil em discutir reformas nos modelos de governança global durante sua presidência no G20. Para o petista, as grandes potências, ao ignorar guerras e acordos climáticos, estão “brincando com o planeta”.

“A desgraça começou no primeiro atentado”, disse em relação ao ato do Hamas em 7 de outubro. “A ONU deveria intervir para que encontrasse uma solução” disse no pronunciamento, ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, que, diferente de Lula, destacou que “Israel está se defendendo contra o terror”.

O chefe de estado brasileiro afirmou que abordou essas questões durante uma reunião com Scholz, ressaltando o compromisso do Brasil com temas cruciais como combate à fome, desigualdade e mudanças climáticas, além da necessidade de repensar a governança global.

“A ONU não está cumprindo o papel histórico para o qual ela foi criada”, afirmou Lula, referindo-se aos conflitos recentes entre Rússia e Ucrânia e de Israel contra a Faixa de Gaza, que, em sua visão, evidenciam a irracionalidade humana.

“Quem está pagando o preço é o povo palestino inocente, as mulheres, as crianças. São 15 mil mortos, dos quais quase 7 mil crianças, e 80% crianças e mulheres, além de 7 mil desaparecidos. Esqueça a minha condição de presidente do Brasil, a minha condição de humanista é que não há porque haver essa guerra”, afirmou.

O presidente reforçou suas críticas ao poder de veto dos países membros do Conselho de Segurança e à falta de respeito pelas decisões estabelecidas. “Os países que mais produzem e vendem armas e fazem guerra são aqueles que não passam pela decisão do Conselho de Segurança. Quando alguma decisão passa e não interessa a um dos membros, eles têm o direito de veto”, pontuou Lula.

Durante a presidência rotativa do Brasil no G20, Lula pretende discutir os modelos atuais de governança global. Ele expressou a necessidade de repensar a governança global, especialmente em questões ambientais, garantindo que as decisões sejam efetivamente implementadas.

O presidente também criticou o não cumprimento de acordos climáticos, mencionando o Protocolo de Kyoto e os acordos de Paris. Lula ressaltou a importância de colocar em prática as decisões resultantes da COP28 em Dubai para evitar repetir o que ocorreu com acordos anteriores, alertando que a Terra não pode mais suportar o descaso humano com o meio ambiente.

“Espero que as decisões de Dubai sejam assumidas, porque senão estamos brincando de enganar o planeta Terra, e o planeta está nos dizendo ‘não brinquem comigo, já suportei muitas adversidades, explosões, não posso mais suportar o desaforo e desinteligência do ser humano em não tratar bem o habitat natural em que a gente mora”, alertou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

 

 

Augusto de Sousa

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Augusto de Sousa

Recent Posts

VÍDEO: Cavalo ‘Caramelo’ é resgatado pelo Exército após ficar ilhado em telhado no RS

O cavalo que ficou ilhado em um telhado na cidade de Canoas, no Rio Grande…

18 minutos ago

Eduardo Leite flexibilizou 480 normas ambientais antes da tragédia que devastou RS

Eduardo Leite (PSDB), atual governador do Rio Grande do Sul, em seu primeiro ano de…

53 minutos ago

Quem fez e como funcionam os purificadores de água doados por Felipe Neto ao RS

O governo federal está enviando purificadores de água ao Rio Grande do Sul para ajudar…

2 horas ago

Barcos e helicóptero: Exército está mobilizado para salvar cavalo “caramelo”, diz Janja

O resgate de um cavalo preso em cima de um telhado mobilizou autoridades e diversos…

2 horas ago

Caso Marielle: PF prende ex-assessor de Domingos Brazão e major apontado como chefe de milícia

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (9), Ronald Paulo Alves Pereira, conhecido como…

3 horas ago

PL faz pesquisa picareta e mostra empate entre Michelle e Lula na disputa pela Presidência

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conduziu uma nova pesquisa para avaliar o potencial…

4 horas ago