Ao Meio-Dia: Ministros do STF dizem que Dallagnol tem chance 0 de reaver mandato; advogados da ação falam ao DCM

AO VIVO. Cesar Calejon e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com os advogados Luiz Eduardo Peccinin, Evelyn Melo e Michel Saliba. Veja o DCMTV

Atualizado em 18 de maio de 2023 às 12:27
Ao Meio-Dia: Ministros do STF dizem que Dallagnol tem chance 0 de reaver mandato; advogados da ação falam ao DCM
Ao Meio-Dia: Ministros do STF dizem que Dallagnol tem chance 0 de reaver mandato; advogados da ação falam ao DCM. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Dallagnol é assunto. AO VIVO. Cesar Calejon e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias no DCM. Entrevista com os advogados Luiz Eduardo Peccinin, Evelyn Melo e Michel Saliba. Veja o DCMTV.

Diferentes ministros da Corte cravam: o Supremo Tribunal Federal (STF) não devolverá o mandato ao ex-deputado federal, Deltan Dallagnol (Podemos-PR). A informação parte inclusive de magistrados que julgam que retirar o mandato de um parlamentar é medida extrema e que deveria ser evitada a qualquer custo.

Para os membros do judiciário, dois motivos impedem o STF de reaver a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O primeiro considera que o Supremo não costuma reverter votações do TSE, pois as instâncias contam com três ministros em comum. Ou seja, a liminar já sairia com uma desvantagem de três votos a zero, precisando de apenas mais três para ser derrotado.

O segundo motivo surge pelo entendimento que, no caso de Deltan Dallagnol, o placar de sete a zero foi contundente e sequer abriu brechas para a discussão de novas teses jurídicas.

Informalmente, fala-se de uma terceira razão: as decisões do Tribunal Eleitoral não são de interpretação da Constituição, pois se originam de fatos e provas.

Já era

A cassação do lavajatista aconteceu depois que a Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PC do B, PV e PMN, apresentaram o pedido alegando a impossibilidade do então procurador ter deixado a carreira no Ministério Público enquanto respondia por uma série de sindicâncias do órgão.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Pedro Zambarda de Araujo
Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com