Começa nesta terça-feira (2) o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado, que pode ser acompanhado pelo DCM TV, no YouTube. As sessões começam hoje e seguem em datas alternadas até o dia 12 de setembro. Mais de 3,3 mil pessoas se inscreveram para assistir presencialmente, mas apenas 150 vagas foram liberadas.
O ex-capitão será julgado ao lado dos generais Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além do ex-comandante da Marinha Almir Garnier. Também estão no processo o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens que firmou delação premiada.
A acusação feita pela PGR aponta crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. A pena pode ultrapassar 40 anos em caso de condenação.
As sessões estão marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, sempre na Primeira Turma do STF. O primeiro a falar será o ministro Alexandre de Moraes, com a leitura de um relatório explicando as investigações realizadas. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá duas horas para defender novamente a condenação do grupo.
À tarde, os advogados iniciam suas sustentações, cada um com uma hora para falar. A defesa de Mauro Cid abre a sessão, seguida das demais em ordem alfabética.
A defesa de Bolsonaro será a sexta a se pronunciar, e o mais provável é que faça isso na quarta-feira (3). A expectativa é que os votos dos ministros sejam dados a partir da próxima semana, com previsão de conclusão até 12 de setembro.