AO VIVO: Haddad apresenta detalhes do novo arcabouço fiscal

Atualizado em 30 de março de 2023 às 14:33
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (30), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresenta ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a líderes dos partidos o arcabouço fiscal. O ministro deve, na sequência, anunciar detalhes da proposta em coletiva de imprensa, que será transmitida ao vivo no canal do DCM.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do governo federal, na última quarta-feira (29), concederam o aval à proposta de Haddad. O texto também foi apresentado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e a líderes da Casa.

A nova regra fiscal de Fernando Haddad prevê zerar o déficit público da União no próximo ano, alcançar um superávit de 0,5% do PIB em 2025 e 1% do PIB em 2026, e ter a dívida pública da União estabilizada até o ano de 2026, último ano do mandato do presidente Lula.

O arcabouço fiscal também deve substituir o teto de gastos, regra que limita o crescimento de grande parte das despesas da União à inflação. O entendimento do governo é que o teto de gastos não permitiu que o país investisse com deveria nos últimos anos.

Acompanhe a coletiva ao vivo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link