
O presidente Lula recebe jornalistas nesta quinta (18) no Palácio do Planalto para uma entrevista coletiva. O encontro ocorre em um momento de tensão na relação do governo com o Congresso Nacional, em meio a mudanças na Esplanada dos Ministérios e às vésperas do início do calendário eleitoral de 2026.
A agenda com a imprensa acontece um dia após a última reunião ministerial de 2025, realizada na quarta (17), na Granja do Torto. O encontro durou cerca de cinco horas e reuniu os 38 ministros, além de presidentes de bancos públicos e líderes governistas no Congresso.
Durante a reunião, Lula cobrou que ministros que pretendem disputar cargos eletivos no próximo ano adotem posições claras antes de se afastarem das funções. O presidente também tratou de temas internacionais, como a situação política na Venezuela, e voltou a criticar a estratégia de comunicação do governo.
Ainda nesta quinta, Lula participa de uma cerimônia de apresentação dos oficiais-generais promovidos, no Clube do Exército. O compromisso integra a agenda oficial do presidente antes do recesso de fim de ano.
Acompanhe a coletiva:
Durante a reunião desta quarta, o presidente cobrou que ministros mostrem à população os resultados obtidos pelo governo nos três anos de mandato e que a comunicação do Palácio do Planalto não deve ser de responsabilidade apenas da Secom (Secretaria de Comunicação).
O encontro foi convocado para discutir as principais entregas da gestão, como a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, e a transição dos ministérios para 2026, quando alguns titulares das pastas devem deixar os postos para disputar as eleições.