Na manhã nesta quinta-feira (23), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concede uma entrevista para a Rádio Difusora 96.9 FM, de Manaus (AM).
Na entrevista, Lula comentou sobre a importância da proteção do território amazônico e sobre ações já feitas em suas duas gestões. A questão da Floresta Amazonia é dos focos do governo do ex-presidente e criticou o chefe do Executivo Nacional, Jair Bolsonaro (PL).
“O Bolsonaro desde que assumiu estimula o desgoverno na questão ambiental, e o presidente da Funai é a cara do presidente da República. O fato de Bruno Pereira ter sido demitido pelo seu trabalho de proteção dos indígenas é a prova disso. Sua política não é cuidar, é desgovernar”, afirmou ele.
Em meio as investigações que apuram falta de fiscalização e visibilidade do governo nas fronteiras amazônicas entre Colômbia, Brasil e Peru, marcado pelo tráfico de drogas, pesca e madereira ilegal, o petista criticou a falta de segurança promovida pelo Estado.
“Não é possível que o Brasil hoje não leve em conta que nossa soberania está ligada à nossa capacidade de cuidar das nossas fronteiras!”, declarou Lula.
Assista a Live:
Na conversa, ele comentou sobre as últimas eleições colombianas do último domingo, em que o candidato da esquerda Gustavo Petro foi eleito.
“Agora, com a eleição do novo presidente da Colômbia, se eu para eleito vou me reunir com os presidentes dos outros países da região amazônica para promover a preservação ambiental e combater os crimes ambientais e o narcotráfico”, afirmou.