
Foto: Reprodução
Em viagem ao México, o ex-presidente Lula (PT) discursa na Câmara dos Deputados do país nesta quinta-feira (3). O evento começou às 12h (horário de Brasília) e é organizado pelo Morena, partido do presidente mexicano López Obrador.
A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), abriu o pronunciamento.
Ontem, o petista realizou um discurso na 2° Assembleia da Associação dos Legisladores do Morena. Ele fez um apelo pela paz na Ucrânia, que na semana passada começou a ser invadida pela Rússia, dando início a uma guerra.
Acompanhe ao vivo:
Lula pediu a plateia que se levantasse em nome da paz na Ucrânia
No discurso desta quarta-feira (3), Lula pediu, e foi atendido pelos presentes, que todos se levantassem e ficassem de pé, em gesto para que as lideranças mundiais vissem a mensagem de que o mundo precisa de paz.
O petista pediu que os governantes de Rússia e Ucrânia “baixem as armas” e busquem a paz mundial. “Sentem na mesa de negociação, e encontrem a solução para o problema que levou vocês ao começo de uma guerra. O mundo precisa de comida, de emprego, de educação, o mundo precisa que as pessoas sejam tratadas com respeito. O mundo precisa que 900 milhões de pessoas que passam fome possam comer, e não de guerra”, declarou.
O ex-presidente também disse esperar que os líderes envolvidos no conflito no Leste Europeu ouçam seu apelo. “Basta de guerra. Queremos paz, queremos trabalho, queremos liberdade e queremos respeito”.
Lula se reuniu com presidente do México
Lula se reuniu na quarta-feira (2) com López Obrador em um café da manhã na Cidade do México. Os dois estiveram juntos por cerca de quatro horas no Palácio Nacional, sede do governo mexicano.
O petista afirmou nas redes sociais que teve um “grande encontro” com Obrador. De acordo com o presidenciável, a reunião debateu pautas como “justiça social, combate à fome, irmandade da América Latina e a necessidade de paz no nosso mundo”.
O político chegou ao México na última segunda-feira (28). A comitiva inclui os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, além da presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffman (PR), e o senador Humberto Costa (PE).