AO VIVO: Lula participa da 37ª Cúpula da União Africana

Atualizado em 17 de fevereiro de 2024 às 7:41
Lula na Cúpula da União Africana. Foto: reprodução

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa como convidado da 37ª Cúpula da União Africana, composta por 55 países, na Etiópia. Com o apoio de Lula, a entidade iniciou sua integração ao G20 em 2023, sob a presidência do Brasil. O presidente deverá proferir um discurso defendendo uma frente global contra a fome, um dos principais temas da agenda promovida pelo Brasil em fóruns internacionais.

A cerimônia de abertura da cúpula teve início às 11h30 no horário local (5h30 no horário de Brasília), na capital do país, Adis Abeba, neste sábado (17). Antes disso, Lula teve agendada uma reunião com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres. Além disso, há previsão de encontros com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Shtayyeh, e uma reunião bilateral com o presidente de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

O primeiro dia da visita de Lula à Etiópia, na sexta-feira, foi marcado por um encontro com o primeiro-ministro Abiy Ahmed. O presidente brasileiro também participaria de um evento da FAO sobre financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar com outros líderes africanos. No entanto, essa agenda foi cancelada devido à ausência das autoridades.

Segundo a Presidência da República, o cancelamento ocorreu devido à convocação de diversos presidentes africanos para uma reunião de emergência na União Africana, para tratar do conflito na região leste da República Democrática do Congo.

Neste sábado, Lula ainda participará de um almoço em homenagem às autoridades participantes da cúpula, oferecido por Abiy Ahmed e pelo presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat.

À noite, o presidente brasileiro participa do jantar da cúpula, oferecido por Abiy Ahmed. Lula tem retorno ao Brasil previsto para o próximo domingo (18).

A primeira agenda internacional do presidente brasileiro neste ano teve início no dia 14, no Cairo, Egito. Durante esta visita, ele se reuniu com o presidente Abdel Fattah al-Sisi para discutir o conflito entre Israel e Hamas e assinar acordos bilaterais em bioenergia, ciência e tecnologia.

O Egito desempenhou um papel crucial na evacuação de brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza e continua sendo um ator importante na negociação de um acordo entre Israel e Hamas.

Acompanhe o discurso de Lula ao vivo: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link