AO VIVO: Na volta do recesso, Fux responde ataques de Bolsonaro ao STF e à democracia

Atualizado em 2 de agosto de 2021 às 16:03
Luiz Fux. Foto: Reprodução/YouTube

O presidente do STF, Luiz Fux, faz um pronunciamento defendendo a Constituição.

LEIA – Fux promete discurso duro em recado a Bolsonaro e militares

E contra os ataques aos ministros e juízes feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus bolsonaristas.

Em seu discurso, Fux disse o seguinte: “Trago uma advertência. Tratando-se de higidez democrática, não há nada automático, natural ou perpétuo. Ao revés, o regime democrático necessita ser reiteradamente cultivado e reforçado, com civilidade, respeito às instituições e àqueles que se dedicam à causa pública. Ausentes essas deferências constitucionais, as democracias tendem a ruir”

De acordo com o ministro, em uma sociedade democrática, “momentos de crise nos convidam a fortalecer e não deslegitimar a confiança da sociedade nas instituições”. Esse discurso de Fux não citou diretamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas exaltou a necessidade dos chefes de cada poder ficarem atentos aos limites dos cargos que cada um exerce.

“Como protagonistas de nossos tempos, não olvidemos que o maior símbolo da democracia é o diálogo. Nunca é tarde para o diálogo e para a razão. Sempre há tempo para o aprendizado mútuo, para o debate público compromissado com o desenvolvimento do país, e para a cooperação entre os cidadãos bem intencionados”.