AO VIVO – Pazuello fala após especulações sobre sua saída do ministério da Saúde

Atualizado em 15 de março de 2021 às 17:14

O ministro Eduardo Pazuello quase saiu do governo Bolsonaro.

Veja a coletiva dele após essas especulações.

Nela, Pazuello disse, sem citar nomes, que os médicos da Unidades Básicas de Saúde estão autorizados a prescrever remédios mesmo sem comprovação científica no tratamento da Covid-19.

“Sabemos que não temos medicação específica”, disse o ainda ministro. “Mas cabe aos médicos receitar o que acharem necessário, eles estão autorizados para isso, mesmo sem constar na bula”.

Sondada por Bolsonaro para assumir o lugar de Pazuello no ministério, a cardiologista e intensivista Ludhmila Abrahão Hajjar, 42, diretora de ciência e tecnologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia, diz que está havendo um otimismo exagerado em relação à cloroquina, que há riscos cardíacos no uso da droga e que jamais a adotaria para casos leves.

“Cloroquina não é vacina. Está sendo vista como salvadora, e não é. Mas se você fala isso, já começa a apanhar porque virou uma questão nacional de pressão. Mas a realidade científica é essa, não tem evidência”, diz a médica e professora do InCor (Instituto do Coração.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde pressiona Manaus para usar cloroquina e ivermectina contra covid-19

No fim, Pazuello admitiu que Bolsonaro está buscando um novo ministro da Saúde. Por enquanto, ele segue ministro, disse.

Acompanhe a coletiva de Pazuello ao vivo.