AO VIVO: STF interroga Filipe Martins e outros réus da trama golpista

Atualizado em 24 de julho de 2025 às 10:15
Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) para assuntos internacionais – Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (24), por volta das 9h, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma os interrogatórios de réus acusados de envolvimento na trama golpista. Entre os primeiros a depor está Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) para assuntos internacionais. Ele será ouvido ao lado de outros integrantes dos núcleos 2 e 4 da tentativa de golpe de Estado.

O núcleo 2 é apontado pela PGR (Procuradoria-Geral da República) como responsável pelo gerenciamento das ações golpistas, reunindo nomes ligados diretamente ao governo Bolsonaro, incluindo autoridades com cargos estratégicos. Já o núcleo 4 teria atuado na disseminação de desinformação contra o sistema eleitoral. Os interrogatórios devem se estender por todo o dia, com transmissão ao vivo autorizada pelo Supremo.

Além de Martins, prestam depoimento hoje nomes como o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o general da reserva Mário Fernandes, e outros ligados à área de segurança e inteligência do governo anterior.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques e agentes da corporação – Foto: Reprodução

Também serão ouvidos o delegado da PF Fernando de Sousa Oliveira, a subsecretária Marília de Alencar, e o coronel Marcelo Costa Câmara.

No núcleo 4, a lista inclui militares e policiais como o ex-major Ailton Barros, o tenente-coronel Guilherme Almeida, o coronel Reginaldo Abreu, e outros agentes identificados como disseminadores de ataques ao sistema eleitoral brasileiro. Também será interrogado Carlos Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, apontado como articulador de ações ilegais.

Os depoimentos ocorrem no âmbito da Ação Penal 2668, que ainda não tem julgamento do mérito agendado. O inquérito faz parte de um conjunto de processos instaurados pelo STF para investigar a tentativa de impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e reverter o resultado das eleições de 2022.

Acompanhe ao vivo: