AO VIVO: STF retoma julgamento do grupo envolvido em plano para matar Lula e Moraes

Atualizado em 12 de novembro de 2025 às 9:41

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, na manhã desta quarta-feira (12), o julgamento dos réus do chamado núcleo 3 no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Nesta etapa, o plenário deve ouvir as sustentações orais das defesas de quatro dos dez acusados que integram o grupo. Após a conclusão das falas, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, apresentará seu voto, que pode resultar na condenação ou absolvição dos militares envolvidos.

Entre os réus estão Bernardo Romão Correa Neto (coronel da reserva), Estevam Theophilo (general da reserva), Fabrício Moreira de Bastos (coronel), Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel), Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel da reserva), Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel), Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel), Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel), Sérgio Ricardo Cavaliere (tenente-coronel da reserva) e Wladimir Matos Soares (policial federal).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustenta que os integrantes participaram do planejamento do chamado “Plano Punhal Verde e Amarelo”, que previa ataques e até o assassinato do então presidente eleito, Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do STF.