
No final da tarde de sábado (31), um apagão deixou bairros de várias regiões da Grande São Paulo sem energia elétrica, afetando pelo menos 2 milhões de pessoas por quase três horas.
Moradores relataram falta de luz em bairros como Mooca, Tatuapé, Belém, Bela Vista e Jaçanã. Alguns pontos da Avenida Paulista, no centro da cidade, também foram impactados, assim como postes de iluminação e semáforos.
Relatos de apagão em São Paulo pic.twitter.com/pLTgyh1Mtd
— LU? ♟️? (@Luciano_Carmelo) September 1, 2024
?? APAGÃO: Moradores de vários bairros da capital paulista, especialmente das regiões leste e norte da cidade, relataram falta de energia no início da noite deste sábado (31). A Enel informou que a causa foi "uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão". pic.twitter.com/vcEI4MOTn2
— Catalisador (@WorldEvent57524) August 31, 2024
O que dizem as empresas e concessionárias
A Enel, responsável pela distribuição de energia na cidade de SP, ainda não divulgou o número exato de clientes afetados, mas confirmou que a falha foi causada por uma “ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel”.
A companhia confirmou que o problema foi resolvido após uma “recomposição de cargas elétricas” da subestação da Eletrobras, o que permitiu o restabelecimento da luz nas áreas afetadas. A empresa também destacou que está monitorando a situação de perto para evitar novas falhas.
Já a Eletrobras, responsável pela subestação Guarulhos, apontada como a origem da falha, informou no final do dia que “a SE Guarulhos foi inteiramente religada e opera normalmente, tendo sido restabelecido o fornecimento ao sistema interligado nacional”. A concessionária afirmou ainda que equipes técnicas estão no local para investigar as causas do desligamento e que mais informações serão divulgadas posteriormente.
A EDP, outra concessionária de energia que opera em Guarulhos, afirmou que a falha de energia não estava relacionada ao seu sistema. A empresa informou que os bairros afetados em sua área de concessão, como Vila Galvão, Gopoúva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio, tiveram o fornecimento de energia restabelecido entre 17h31 e 19h37.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por sua vez, afirmou que acompanha de perto o restabelecimento do serviço, referindo-se ao evento como um “processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas”.
Bairros mais atingidos
Os bairros mais atingidos na capital paulista incluíram regiões populosas da Zona Norte, como Jaçanã e Vila Maria, e da Zona Leste, abrangendo áreas como São Miguel Paulista, Tatuapé e Itaquera. Esses locais enfrentaram a interrupção do fornecimento de energia por quase três horas, gerando transtornos significativos para a população.