A luz foi totalmente restabelecida no país por volta das 14h30 desta terça (15), segundo o Ministério de Minas e Energia. Diversos estados ficaram sem energia às 8h31 e ficaram nessa situação por cerca de seis horas. A pasta diz que restam “ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”.
As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste tiveram a energia reestabelecida por volta das 10h20. No Norte e no Nordeste, o retorno integral ocorreu durante a tarde.
Segundo a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), 25 estados e o Distrito Federal foram atingidos pelo apagão. Roraima, única unidade federativa que não integra o SIN (Sistema Integrado Nacional), não sofreu com o episódio.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) afirmou que uma pane no sistema nacional de energia afetou o fornecimento de luz e derrubou 16 mil MW da rede. O volume equivale a 20% da carga que circulava no momento da falha, de 70 mil MW.
As causas ainda estão sendo apuradas, mas a interrupção do fornecimento de energia no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a disseminação do problema. Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, criou um grupo de trabalho com técnicos da pasta, do ONS e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para investigar o episódio.