Apesar do sucesso na cirurgia, médicos não dão previsão de alta a Bolsonaro

Atualizado em 25 de dezembro de 2025 às 15:15
O ex-presidente Jair Bolsonaro em hospital. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado no hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, que durou cerca de três horas.

A cirurgia, realizada por volta das 9h30 de quarta-feira (25), foi bem-sucedida e a recuperação está sendo monitorada pelos médicos, que afirmaram que a avaliação da sua saúde será diária.

Embora não tenham dado previsão de alta, os médicos esclareceram que a recuperação dependerá da evolução do quadro do ex-presidente, que ainda necessita de ajuda para atividades diárias como tomar banho e se vestir.

Bolsonaro, que estava acordado e em seu quarto após o procedimento, será acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A cirurgia foi necessária após avaliação da perícia médica da Polícia Federal.

Além disso, o ex-presidente sofre com soluços persistentes, e os médicos afirmaram que ainda não foi realizado o procedimento para aliviar esse sintoma, mas ele será avaliado para possível intervenção na próxima segunda-feira. O cardiologista Brasil Ramos Caiado explicou que a prioridade até o momento é otimizar o tratamento clínico e monitorar a evolução.

Os médicos também planejam realizar novos exames durante a internação de Bolsonaro, com a possibilidade de uma nova endoscopia para verificar questões relacionadas à esofagite, gastrite e refluxo.

O cirurgião responsável pela operação, que se mostrou cauteloso em dar um prognóstico sobre a alta, afirmou que a saída do hospital será determinada conforme a evolução da saúde do ex-presidente, levando em consideração suas condições de movimento e autonomia.

Enquanto isso, a esposa de Bolsonaro, Michelle, comemorou nas redes sociais a cirurgia “com sucesso” e agradeceu pela recuperação até o momento.