Apesar dos ataques de Trump, empresa americana adota Pix nos EUA

Atualizado em 23 de julho de 2025 às 22:12
Tela de celular exibe o sistema de pagamentos Pix – Foto: Reprodução

Em meio aos ataques de Donald Trump ao Pix, uma empresa americana anunciou a adoção da ferramenta de pagamento em pontos de venda nos EUA. A Verifone, gigante do setor de processamento de pagamentos, firmou parceria com a brasileira PagBrasil para permitir que turistas usem Pix em lojas americanas, com conversão automática entre real e dólar.

A operação não exigirá mudanças nos sistemas dos lojistas. A integração será feita por meio da própria maquininha da Verifone, usando uma API de pagamentos alternativos. A taxa cobrada será de cerca de 2%, semelhante ou inferior à dos cartões de crédito, e sem risco de “chargeback”, por se tratar de uma transferência bancária imediata.

O sistema foi pensado principalmente para atender aos cerca de 1,9 milhão de turistas brasileiros que visitam os EUA todos os anos. A expectativa é de aumento nesse número com a Copa do Mundo de 2026, que será realizada em parte no território americano, movimentando o setor de turismo e varejo.

A PagBrasil, sediada em Porto Alegre, será responsável pelo processamento das transações e pela conversão cambial, repassando os valores aos comerciantes nos Estados Unidos. A novidade deve beneficiar especialmente estados como Flórida e Nova York, destinos populares entre brasileiros.

Apesar da expansão da ferramenta, o governo norte-americano abriu, no dia 15 de julho, uma investigação contra o Brasil por supostas práticas desleais em serviços de pagamento eletrônico. O Pix é citado no documento como possível alvo de favorecimento indevido pelo governo brasileiro.

Donald Trump tem usado o sistema como argumento adicional para justificar seu tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.

Donald Trump, presidente dos EUA – Foto: Reprodução

A Verifone, no entanto, minimiza os efeitos da investigação sobre a operação comercial. Segundo a empresa, o avanço do Pix nos EUA é uma resposta prática à demanda do consumidor brasileiro e à busca por soluções de pagamento mais rápidas e seguras no varejo.