Pesquisadores baianos criaram um aplicativo capaz de reunir, digitalmente, todo o histórico de vacinas, prontuários, remédios, comorbidades e exames realizados ao longo da vida de uma pessoa. A pesquisa do “Blu”, nome dado ao projeto, foi comandado pelo engenheiro Juca Muthier, de Salvador, à frente de um grupo multidisciplinar.
O aplicativo surgiu após cinco meses de pesquisa com o desenvolvimento focado na troca de informações entre médicos e pacientes, que alimentarão o programa individualmente por meio do registro desses dados. A iniciativa pretende entrar no mercado logo após a consolidação do aplicativo e a construção de parcerias.
Além de Juca Muthier, o projeto reúne os pesquisadores Alice Nery, Harrison Henri, Philippe Quadros e Daniel Melo, que são das áreas de Engenharia de Controle, Automação e Elétrica, Sistemas da Informação, Ciência e Tecnologia e Ciências da Computação. O grupo recebe o incentivo do Programa Centelha, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que estimula a criação de empreendimentos inovadores e participou da incubação na InovAtiva.
Com informações da Ascom/Secti