Vereador que pode ser cassado por racismo é seguidor de Moro e Mamãe Falei

Atualizado em 1 de abril de 2022 às 15:31
Mensagens de Claudião Oklahoma

O vereador Claudião Oklahoma (PSL-SP), do município paulista de Tatuí, viu seu nome exposto em um episódio de racismo e misoginia após ter tido prints de conversas suas publicados nos quais ele ofendia uma mulher negra.

No dia 25 de março, Claudião enviou mensagens racistas sobre uma cidadã em um grupo de WhatsApp.

Entre outras coisas, falou o seguinte:

. “Queremos paquita negra, conheço uma aí que o Dr indicou, mas não gostei, carvão queimado”.

. “Nas festinhas da ****, os caras socavam a vara na neguinha”.

. “Foi mandada embora porque fedia demais, ninguém chega perto da subaqueira”.

Seu histórico de apoios é bem controverso. Ex-fã do atual Presidente da República, bandeou-se para o lado dos apoiadores de Sergio Moro, o que o fez objeto de críticas de direitistas que ainda apoiam o atual ocupante do Planalto.

Em outra postagem recente ele lamenta a morte “na guerra, sem levar um único tiro” do “excelente e honesto deputado Arthur do Val”, em postagem que pode ser entendida como ato de solidariedade ao autor do áudio que afirmava que as ucranianas seriam “fáceis” por serem pobres.

Como todo típico “cidadão de bem”, não poderiam faltar duas coisas no currículo do empresário Claudio dos Santos, verdadeiro nome do político: críticas ao ex-presidente Lula e dois processos de Execução Fiscal movidos pelo município por dívidas oriundas de impostos.

 

Na Sessão Parlamentar de 21/03/2022 na Câmara Municipal o vereador  criticou a moção de repúdio movida por seus colegas contra o filme de Danilo Gentili “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”, de 2017: “Eu assisti ao filme e não vi nada demais”, disse Oklahoma. Recentemente a obra foi objeto de polêmica por ter sido excluída do catálogo da Netflix por determinação do Ministério da Justiça, sob acusação de pedofilia. Nela, há uma cena onde o vilão da história, interpretado por Fábio Porchat, manda dois adolescentes masturbarem-se

O apelido Oklahoma é oriundo da loja de estilo country comandada pelo vereador, no centro de sua cidade. Por ironia, o nome do estado americano vem da língua choctaw e significa “gente vermelha”.

O vereador  foi eleito em 2020 com 593 votos e uma petição online pedindo por sua cassação já possui mais de 2000 assinaturas.