Apoiar Rossi à presidência da Câmara é o mesmo que dizer sim ao projeto “Ponte para o Futuro”, pilar do golpe de 2016

Atualizado em 28 de dezembro de 2020 às 14:06

 

Baleia Rossi se encontra nesta tarde com parlamentares de esquerda, a maior parte do PT, que tem a maior bancada na Câmara. Ele quer o voto dos petistas para presidir a Câmara dos Deputados e dar sequência ao projeto Ponte para o Futuro, base ideológica do movimento que levou ao golpe contra Dilma Rousseff.

Claro que é difícil, para se opor a Bolsonaro e à ascensão do bolsonarismo, encontrar um parlamentar que não tenha votado no impeachment de Dilma Rousseff.

Mas Baleia Rossi não votou apenas, ele articulou o movimento, juntamente com seu padrinho, Michel Temer.

Era o presidente estadual do PMDB em São Paulo e, nessa condição, no auge da crise política, encaminhou a proposta que resultou na saída do partido do governo de Dilma Rousseff, um passo gigantesco em direção ao golpe, uma das maiores manchas da democracia brasileira, juntamente com a sessão dos parlamentares em 1964 que declarou vaga a presidência, quando João Goulart ainda estava em solo brasileiro — especificamente no Rio Grande do Sul.

Tancredo Neves definiu os protagonistas daquela sessão infame como “canalhas, canalhas, canalhas”.

No vídeo abaixo, Baleia Rossi diz que o Brasil vivia uma crise ética e moral profunda, sugerindo que Dilma era responsável por essa situação.

Em vídeo acima, ele vota pelo impeachment de Dilma, algumas semanas depois. Aquele encontro do PMDB era parte decisiva do golpe.

Para defender a democracia em 2020, é correto apoia um golpista da democracia em 2016?

Melhor seria ter outro candidato para que a oposição apoie, sobretudo o PT, principal alvo do golpe.

É uma questão de decência, de exemplo, de dizer não ao vale-tudo. Com o apoio a Rossi, o PT estará entronizando Michel Temer como uma das maiores lideranças políticas do país.

É indecente.

O projeto Ponte para o Futuro continua em execução, é a essência do golpe, pois representa a traição do projeto aprovado pelo eleitor em 2014.

Quem acredita que Baleia Rossi assumirá a Câmara para rasgar esse projeto está enganado. Quem diz que ele não dará sequência ao projeto é desonesto, porque quer enganar o público.

Portanto, não é exagero dizer que apoiar Baleia Rossi é o mesmo que dizer sim ao Ponte para o Futuro, que representa reformas que tirem direitos do povo — privatizações, o teto dos gastos e a reforma trabalhista são parte disso e já foram executados.

Rossi vai avançar nesta pauta. Este é o principal compromisso político dele.

Se ele quer o apoio da esquerda, que rasgue o projeto e se comprometa a não avançar nesta pauta regressiva e antipopular.