Apoio de Lula a Macron bomba nas redes e na mídia francesas

Atualizado em 21 de abril de 2022 às 16:21
Macron
Apoio de Lula foi parar nos trending topics da França.

“Lula” subiu aos trending topics no Twitter da França ao declarar seu apoio ao presidente Emmanuel Macron no segundo turno das eleições francesas, marcadas para domingo.

“O futuro da democracia está em jogo na Europa e no mundo. Neste momento decisivo, confiamos que defensores da liberdade, da igualdade e dos Direitos Humanos para todos se unam em torno do candidato que melhor encarna os valores democráticos e humanistas: Emmanuel Macron”, publicou Lula em português e francês.

“É fundamental derrotar a extrema direita e sua mensagem de ódio e preconceito. Isso é o que os democratas de diferentes matizes de todo o mundo desejam e esperam”.

Diversos internautas franceses parabenizaram o ex-presidente brasileiro pela atitude que esperavam do terceiro colocado do primeiro turno, o esquerdista Jean-Luc Mélenchon — que contou com o apoio de Lula até ser derrotado.

Mélenchon não deu orientação clara ao seus eleitores, além de “nenhum voto para Marine Le Pen”.

“Lula é uma grande figura da esquerda no mundo. Enquanto jovens progressistas, podemos nos identificar 100% com suas palavras em favor de Emmanuel Macron”, postou o coletivo macronista Jeunes Progressistes.

“Eis um verdadeiro dirigente de esquerda responsável! Os dirigentes da França Insubmissa (partido de Mélenchon) deveriam se inspirar!”, publicou outro partidário.

“Mais claro do que Mélenchon”, publicou outro usuário.

Na mídia francesa, o apoio foi noticiado pelo jornal Libération. “Lula convoca a ‘vencer a extrema direita’ na França. O ex-presidente, apoiador de Jean-Luc Mélenchon durante a campanha, toma posição no segundo turno das eleições presidenciais”.

“Posição bem mais clara do que a de outros na esquerda francesa”, ironizou o correspondente do jornal Le Monde no Brasil.

Além do ex-presidente brasileiro, Macron recebeu apoio nesta quinta-feira dos primeiros-ministros de Portugal, Espanha e Alemanha.

As últimas pesquisas de intenção de voto indicam vitória de Macron contra a candidata de extrema direita Marine Le Pen, por 57% a 42%.

Apoio de Lula foi notícia no jornal Libération.