Após articulação de bolsonaristas, relator muda voto para absolver Jorge Seif no TSE

Atualizado em 30 de abril de 2024 às 17:50
Jorge Seif (PL-SC), senador bolsonarista. Foto: reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sendo palco de uma reviravolta nos bastidores antes mesmo da retomada do julgamento que pode levar à cassação do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC). O ministro Floriano Azevedo, relator do caso, enviou um novo voto aos gabinetes dos demais ministros, desta vez absolvendo Seif das acusações de abuso de poder econômico.

Segundo a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, o voto anterior de Floriano, enviado por e-mail semanas atrás, era pela cassação do parlamentar. Contudo, o novo voto distribuído em envelopes lacrados sugere uma mudança radical na conclusão, absolvendo Seif e defendendo a manutenção de seu mandato.

A ação contra o bolsonarista gira em torno da suspeita de que o empresário Luciano Hang teria funcionado como cabo eleitoral, fornecendo apoio logístico e de pessoal ao parlamentar bolsonarista, impulsionando a campanha economicamente. A expectativa nos corredores do TSE é de que Seif seja absolvido, com chances até de o placar ser unânime.

O julgamento, iniciado em 4 de abril, foi adiado em 16 de abril devido a motivos familiares do relator. Na semana passada, o caso sequer estava previsto para julgamento, o que alimentou especulações sobre uma possível mudança de cenário nos bastidores.

Bolsonaro, Seif e Luciano Hang. Foto: reprodução

“Recurso ordinário da Coligação Bora Trabalhar provido parcialmente, determinando-se: a) a cassação dos diplomas de Jorge Seif Júnior, Adrian Rogers Censi e de Hermes Klann; b) A declaração de inelegibilidade de Jorge Seif e Luciano Hang”, dizia a primeira versão do voto do relator segundo Malu Gaspar.

A mobilização de aliados políticos, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e as tentativas de convencimento dos ministros por parte de Seif e sua defesa parecem ter surtido efeito.

Nas últimas semanas, o senador teria se encontrado com pelo menos quatro ministros do TSE que participam do seu julgamento. Ainda de acordo com o Globo, a reunião aconteceu no intuito do bolsonarista apontar as fragilidades das acusações. Uma fonte não identificada pelo jornal afirmou que “a impressão que passa é que o TSE não quer cassar Seif agora”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link