Após ataques, túmulo de Karl Marx será vigiado por câmeras de segurança

Atualizado em 25 de dezembro de 2019 às 20:04

Publicado originalmente no RFI

As câmeras foram instaladas em duas árvores vizinhas ao monumento da tumba de Karl Marx no famoso cemitério de Highgate, segundo contou nesta quarta-feira (25) o jornal britânico The Guardian.

A medida pretende evitar novos ataques, como os que aconteceram no começo de 2019. Em janeiro, a placa de mármore de 1883, onde estão gravados o nome do filósofo e a mensagem de sua esposa, foi danificada com um martelo.

Em fevereiro, a placa foi novamente atacada e o túmulo inteiro foi pichado com letras vermelhas e inscrições como “arquiteto do genocídio” e “doutrina do ódio”.

Os ataques foram registrados na polícia, mas as investigações não foram para frente por falta de testemunhas e de outras evidências que tornassem possível encontrar os responsáveis.

Ponto turístico

O cemitério recebe todos os anos milhares de visitantes, que vão prestar sua homenagem a mortos célebres como Douglas Adams, autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, a poetisa George Eliot e também o filósofo alemão.

O Friends of Highgate Cemetery Trust, fundação beneficente responsável pelo patrimônio de Highgate, disse ao jornal britânico que o túmulo de Marx é o primeiro no cemitério a ser vigiado por câmeras.

Antes de instalar as câmeras, foram consultados especialistas de segurança e o órgão responsável por supervisionar o patrimônio construído do país.