Após aumento de violência policial, deputados pedem afastamento de Derrite e CPI

Atualizado em 3 de dezembro de 2024 às 19:58
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, durante cerimônia de inauguração com policiais militares. Foto: Alex Fernandes/Governo de SP

Deputados estaduais do PSOL em São Paulo têm se mobilizado para pedir o afastamento do secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, e uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) após o aumento de casos de violência policial. As ações foram iniciadas por membros da oposição ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, Guilherme Cortez (PSOL) entrou com uma representação no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pedindo o afastamento de Derrite e do coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar, e uma apuração sobre possível omissão na ação de policiais que jogaram jovem do alto de uma ponte na zona sul da capital.

“As denúncias de atos transgressivos de policiais têm crescido diariamente. E, por diversas vezes, tanto o comandante quanto o responsável pela pasta minimizam as ações ilegais e arbitrárias dos agentes, ratificando a ocorrência de eventual conduta omissiva das autoridades”, afirma Cortez, que ainda apresentou um requerimento para que Derrite preste esclarecimentos na Alesp.

O policial militar Vinícius de Lima Britto matou Gabriel Renan em novembro numa unidade do mercado Oxxo em São Paulo. Foto: Reprodução

A deputada estadual Ediane Maria (PSOL) pediu que Derrite seja investigado por improbidade administrativa e diz, em documento protocolado no MP, que a gestão do secretário tem sido caracterizada pelo “uso errático e personalista da máquina pública”. A parlamentar relata que já pediu a convocação do secretário e do governador, mas foi ignorada na Alesp.

Um pedido de CPI foi protocolado pela deputada Paula da Bancada Feminista (PSOL) para investigar se os casos recentes de violência policial são isolados. Ela já começou a coletar assinaturas de colegas e pediu urgência na tramitação da solicitação.

No requerimento, Paula diz que a Alesep deve “investigar o aumento e a brutalidade da violência policial no estado” e aponta que Derrite “não tem condições de conduzir as investigações ou atuar em políticas que conduzam à diminuição da letalidade”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line