Após Biden dizer que ele mais atrapalha do que ajuda Israel, Netanyahu retruca

Atualizado em 10 de março de 2024 às 22:02
Joe Biden e Benjamin Netanyahu. Foto: Reprodução

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rebateu as críticas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a política israelense na guerra em Gaza “prejudicar mais do que ajudar“.

De acordo com Netanyahu, o chefe de Estado americano “está errado” e a política adotada na região atende ao desejo da maioria dos cidadãos israelenses.

Netanyahu publicou na rede social X (antigo Twitter) um trecho da entrevista concedida ao site Politico, onde ele responde sobre as afirmações feitas por Biden no último sábado (9) durante uma entrevista à emissora de TV MSNBC.

“Eu não sei exatamente o que o presidente Biden quis dizer, mas se foi sobre a minha política não estar de acordo com os desejos da maioria dos israelenses e que isso prejudica os interesses de Israel, então ele está errado em ambos os aspectos”, disse Netanyahu.

Benjamin Netanyahu. Foto: Atef Safadi/Pool via REUTERS

Segundo o primeiro-ministro, as políticas adotadas na guerra não são decisões pessoais dele apenas, mas sim da maioria esmagadora da população israelense. “Eles apoiam as ações que nós estamos tomando para destruir o restante do Hamas”, acrescentou.

O primeiro-ministro de Israel acrescentou que o próximo passo após a vitória contra o Hamas será incentivar a Autoridade Palestina a educar as crianças para se posicionarem de forma contrária aos posicionamentos extremistas.

Sem existir um diálogo entre Israel e a Autoridade Palestina, diz Netanyahu, há riscos de uma repetição, no futuro, de ofensivas semelhantes às registradas no dia 7 de outubro, quando o Hamas invadiu Israel e deixou 1,2 mil mortos, o que culminou na intensificação das ofensivas israelenses.

Veja a resposta de Netanyahu:

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link