Após Bolsonaro romper diplomacia, brasileiros na Venezuela terão que votar na Colômbia

Atualizado em 27 de setembro de 2022 às 23:55
Itamaraty decidiu levar à Colômbia urnas que receberão votos de brasileiros na Venezuela – TSE/Flickr

Por Lucas Estanislau

O governo brasileiro vai obrigar que os eleitores que vivem na Venezuela se desloquem até Bogotá, capital da Colômbia, para votar nas eleições presidenciais do próximo dia 2 de outubro. Isso porque o Brasil não mantém sedes diplomáticas no país vizinho desde 2020, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) ordenou o fechamento dos consulados e da embaixada, ato que praticamente rompeu relações com a Venezuela.

A situação diplomática, entretanto, não fez com que o governo retirasse a obrigação eleitoral de 1.322 eleitores que estão em solo venezuelano. Ao contrário, os brasileiros agora terão que viajar cerca de 1,5 mil quilômetros (distância entre Caracas e Bogotá) por conta própria para votar.

Segundo apurou o Brasil de Fato, a decisão foi tomada pelo Ministério das Relações Exteriores e divergiu da posição da Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), órgão responsável por preparar as eleições no exterior, confirmou à reportagem que iria dispensar os brasileiros que estão na Venezuela da obrigação eleitoral, já que não haveria local de votação. Entretanto, o Itamaraty se recusou a retirar a Venezuela da lista e decidiu enviar as urnas que seriam remetidas a Caracas e Ciudad Guayana – as duas cidades venezuelanas que tradicionalmente recebem os votos dos brasileiros – para a embaixada brasileira em Bogotá.

AoBrasil de Fato, o especialista em política externa brasileira e ex-funcionário da Organização dos Estados Americanos (OEA) Ricardo Seitenfus explica que a decisão do governo constitui um “atentado aos direitos civis fundamentais” dos eleitores residentes na Venezuela, pois impõe enormes dificuldades e custos para os brasileiros exercerem seu direito ao voto.

“Isso é algo inaceitável aos direitos civis dos brasileiros residentes na Venezuela porque eles não têm nada a ver com os problemas supostamente políticos e diplomáticos do Brasil com o país vizinho e não podem perder o exercício da cidadania em razão disso”, afirma.

Questionado pelo Brasil de Fato, o Itamaraty apenas confirmou a transferência do local de votação para a capital da Colômbia e os dados sobre a quantidade de eleitores brasileiros no país. Sobre os motivos da decisão e se ela foi comunicada à comunidade brasileira na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Viagem cara e difícil desestimula brasileiros

Embora sejam países vizinhos, o trajeto entre Venezuela e Colômbia não é fácil e pode ser excessivamente caro. Atualmente só é possível viajar de um país a outro por via terrestre ou aérea, com largas escalas em outros aeroportos. A retomada de voos diretos entre Caracas e Bogotá era esperada para esta segunda-feira (26), mas devido à falta de licenças e autorizações das autoridades aeronáuticas de ambos os países a rota ainda não foi reativada.

Cotadas uma semana antes da votação, as viagens aéreas com escalas poderiam custar cerca de R$ 4 mil. Já as empresas de ônibus poderiam ser uma opção mais barata, mas não menos complicada. O padrão entre companhias do ramo é operar apenas entre segunda-feira e sexta-feira, o que obrigaria o eleitor a deixar a Venezuela dois dias antes da votação e regressar ao país no dia seguinte ao pleito, acarretando em custos com acomodação. Uma viagem desse tipo estava cotada em mais de R$ 1,3 mil uma semana antes do dia 2 de outubro.

O Brasil de Fato conversou com brasileiros que residem na Venezuela e que disseram estarem confusos sobre a possibilidade de votar nas próximas eleições presidenciais. Nenhum dos entrevistados disse ter sido informado pelo governo brasileiro sobre a transferência do local de votação, ao mesmo tempo em que disseram que não teriam condições de arcar com os custos da viagem.

Apesar de ser impossível determinar quando a embaixada do Brasil em Bogotá começou a constar como local de votação para eleitores brasileiros na Venezuela em páginas do TSE, como o autoatendimento do eleitor e no aplicativo e-Título, a primeira divulgação pública desta informação foi feita pelo TRE-DF no dia 20 de setembro por meio de uma planilha que continha todos os locais de votação no exterior.

Até então, a informação não constava na página inicial da embaixada brasileira em Bogotá, aparecendo apenas em uma nota atualizada também no dia 20 de setembro. A embaixada foi procurada pela reportagem e se limitou a dizer que os questionamentos deveriam ser feitos diretamente ao Itamaraty. A página oficial da embaixada só foi atualizada com informações sobre as eleições em uma posição de maior destaque após o Brasil de Fato entrar em contato com a representação diplomática na Colômbia, no dia 23 de setembro.

À reportagem, o TRE-DF disse que ao decidir levar a votação que aconteceria na Venezuela para a Colômbia, o Itamaraty se comprometeu a fazer a divulgação dessa informação ao eleitorado brasileiro no país.

Além da falta de informações sobre locais de votação, o prazo também chama a atenção por ter sido divulgado publicamente a apenas 12 dias das eleições. Para o advogado especialista em direito eleitoral João Vicente Augusto Neves, o atraso na divulgação transmite a ideia de que as autoridades eleitorais buscavam alguma resolução para a situação dos eleitores na Venezuela.

“Acho muito mais crível que tenha se perdurado negociações e tentativas de resolver esse problema, de abrir excepcionalmente algum órgão no país que está fechado, do que achar que a justiça eleitoral tenha sido de alguma forma indolente com o problema. Eu acho que é um problema da diplomacia brasileira que, por conta do mandatário [Jair Bolsonaro], não conseguiu superar essa estupidez”, afirma.

Instabilidade é fruto de diplomacia hostil

As relações entre Brasil e Venezuela começaram a se deteriorar ainda em 2016, logo após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). À época, em gesto de solidariedade à mandatária petista, o presidente Nicolás Maduro convocou seu embaixador no Brasil para consultas, ato de desagravo diplomático.

Já em 2017, durante o governo de Michel Temer (MDB), Maduro expulsou de Caracas o então embaixador brasileiro, mas outros diplomatas e funcionários continuaram representando o Brasil no país vizinho.

O rompimento total veio durante o governo Bolsonaro, quando em março de 2020 o atual presidente determinou o fechamento de todas as sedes diplomáticas brasileiras na Venezuela e a saída de todos os funcionários do país. As tensões já haviam escalado quando o presidente de extrema direita chegou a reconhecer Juan Guaidó como presidente interino e aceitou a nomeação de uma suposta embaixadora do “interinato”.

Ainda em 2020, Brasília decidiu expulsar os diplomatas venezuelanos que permaneciam na embaixada do país, determinação que não foi acatada pelo governo venezuelano. A sede diplomática já havia sido alvo de uma tentativa de invasão em 2019 por apoiadores de Guaidó e de Bolsonaro.

Para o professor da UFABC Gilberto Maringoni, a confusão que agora atinge os eleitores brasileiros na Venezuela é reflexo das atitudes hostis que a diplomacia brasileira vem tomando em relação à Venezuela nos últimos anos.

“O que o Bolsonaro fez é algo inédito, nós nunca rompemos relações com nenhum outro país da América Latina a não ser com Cuba, no auge da Guerra Fria. No período democrático isso nunca aconteceu, era algo impensável, ainda mais com um país com o qual nunca tivemos nenhum atrito diplomático”, diz.

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link