Após calor, Brasil tem virada brusca no tempo com chuvas intensas

Atualizado em 25 de novembro de 2023 às 7:32
Inmet prevê temporais para o Sul e Sudeste nos próximos dias. Foto: reprodução1

Após oito ondas de calor intensas ao longo de 2023, o Brasil está prestes a passar por uma mudança significativa no clima, conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar da perspectiva de altas temperaturas se manter até meados de 2024, o fim de semana traz a expectativa de uma redução no calor, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, que deverão receber fortes chuvas.

O Inmet emitiu alertas de “perigo” para o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, considerando possibilidades de chuvas intensas. A previsão inclui temporais com até 100 mm/dia e ventos intensos, com possíveis riscos de corte de energia, alagamentos e descargas elétricas nessas regiões.

Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos explica que a queda nas temperaturas está correlacionada às chuvas. “Uma massa de ar frio se formou no Sul do país nesta quinta-feira, proporcionada por uma alta pós-frontal. Na retaguarda, houve um declínio acentuado no calor e um aumento nas pancadas”, afirmou em entrevista ao jornal O Globo.

Na região Sul, as chuvas devem se concentrar especialmente no Paraná e em Santa Catarina, com temperaturas em torno de 15°C e umidade máxima de 90%.

Nordeste deve permanecer sob forte calor e tempo seco. Foto: reprodução

Em outras regiões do Brasil, o Inmet emitiu dois alertas de “Perigo Potencial” para diversos estados, incluindo Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Essas regiões também devem enfrentar chuvas intensas nos próximos dias, com rajadas de vento podendo atingir até 60 km/h. Embora o risco de quedas de galhos de árvores e alagamentos seja baixo, a população está sendo orientada a ficar atenta.

Enquanto isso, no Nordeste, a maior parte da região experimentará um clima quente e seco, com umidade mínima em torno de 50%. As temperaturas podem chegar a 33°C no fim de semana em cidades como Fortaleza e João Pessoa.

Uma exceção é o sul da Bahia, que está sob alerta de “Perigo Potencial” devido a chuvas intensas, com previsão de precipitações de até 50 mm/dia e rajadas intensas.

A população deve se manter informada sobre as condições climáticas e seguir as orientações dos órgãos competentes para garantir a segurança durante essa transição no clima brasileiro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link